No início, os passageiros se revoltaram quando os bondes
começaram a ostentar publicidade interna e externa. Depois, se acostumaram com os painéis de propaganda, e surgiram empresas especializadas em
anúncios nos bondes nacionais, como a que assim anunciou em fevereiro de 1953, no Anuário de Publicidade, editado no Rio de Janeiro:
Pelo menos um dos anúncios da época (foi criado no início do século XX por Bastos
Tigre) se tornou parte da memória coletiva dos brasileiros:
Veja ilustre passageiro
o belo tipo faceiro
que o senhor tem a seu lado
e no entanto, acredite,
quase morreu de bronquite
salvou-o o Rhum Creosotado!
O
tema seria recorrente na publicidade do produto, como na bem-humorada versão acima, ao estilo dos anos 50 do século XX, em que o rapaz de rosto
acabrunhado foi substituído por uma mulher de maiô (foi publicado em 1949 no Anuário das Senhoras, que era editado no Rio de Janeiro).
Veja mais sobre os reclames nos bondes... |