TRÓLEBUS DO PORTO VÃO PARA O CASAQUISTÃO
Foi realizado no dia 3/10/2000, a partir das 22 horas locais, o transporte até o porto de Leixões dos 14
trólebus simples e nove articulados - os últimos a circular na cidade do Porto, em Portugal - vendidos à cidade de Alma-Ata (Almaty), ex-capital do
Casaquistão.
Segundo o especialista português em transportes Emídio Gardé, os veículos Efacec/Salvador
Caetano estavam estacionados na Garagem de Areosa desde a desativação da rede de trólebus em 27 de dezembro de 1997. O horário foi escolhido de
forma a evitar problemas ao tráfego na rodovia, já que a distância de 12 km Porto/Leixões é próxima à autonomia dos motores auxiliares que os
veículos usaram para o transporte. Além disso, como foram usados apenas seis motoristas, houve necessidade de formar quatro comboios de seis carros,
incluindo um veículo para o transporte dos motoristas na volta à cidade do Porto.
Os trólebus permaneceram dois dias no porto aguardando o embarque no navio Kapitan Yakovlev,
que os transportaria ao Casaquistão. Para facilitar o transporte, os pantógrafos (varas que conectam os veículos aos cabos da rede elétrica aérea)
foram retirados e colocados em seu interior, junto com materiais acessórios (motor auxiliar, eixos, diversas engrenagens etc.). No cais de Leixões,
os veículos articulados passaram por processo de solda, perdendo a articulação durante o transporte, para que os guindastes encarregados de seu
içamento pudessem efetuar o embarque sem o risco de os trólebus se partirem ao meio.
Museu - "Permanecerão no Porto um exemplar Efacec/Salvador Caetano de cada modelo: nº
74, simples (de 1984) e nº 167, articulado (de 1986). Eles farão parte do futuro Museu dos Troleicarros do Porto, no qual estarão também presentes o
primeiro carro a circular no Porto, um BUT de 1958, nº 1 (de uma série de 20), um outro BUT, nº 23, mas de 1962 (de uma série de 6 apenas) e com 3
portas (o 1 só tem 2); o nº 49, um Lancia de 1966 e um piso (de uma série de 50) e o nº 102, um outro Lancia também de 1966 mas de dois pisos (de
uma série de 25). Deste modelo, com a particularidade única a nível mundial de ter duas escadas interiores, existem dois outros exemplares, em mau
estado mas recuperáveis, no exterior da Garagem (os restantes encontram-se no interior): os nºs 118 e 137", informou Emídio Gardé.
"Por uma certa ironia - comentou ele -, esta cidade que agora compra os últimos tróleis do
Porto, está apostada em converter uma boa parte da sua frota de autocarros diesel em troleicarros, tendo inclusive aprovado uma join-venture
para a fabricação, na própria cidade, de troleicarros Skoda, prevendo-se que fabrique até 200 tróleis nos próximos anos para as diversas cidades
casaques onde circula este meio de transporte...". Aliás, a imprensa portuguesa criticou bastante a venda, já que os veículos foram oferecidos por
preço simbólico àquele país asiático.
País - O Casaquistão é uma república da Ásia Central, ocupando território
de 2.724.900 km² entre a Rússia e a China, com capital em Astana. Ex-integrante da União Soviética, destaca-se por abrigar o centro espacial de
Baikonur, que em 1957 colocou o primeiro satélite em órbita, mantendo por vários anos a dianteira na corrida espacial com os EUA (incluindo a
colocação do primeiro homem em órbita, Yuri Gagarin).
Exportador de petróleo, gás, metais ferrosos e cobre, com renda per capita
equivalente a US$ 1.350, vem passando por rápida modernização, inclusive no uso da Internet, contando inclusive com cibercafés (cafés onde funcionam
computadores para uso público) nas principais cidades. |