Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bairro11b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/09/10 10:31:45
Clique na imagem para voltar à página principal

SANTOS - BAIRROS - mapa - Centro <<-- escolha o retorno

Centro (1)

Leva para a página anterior

Em 16 de agosto de 2002, o Diário Oficial de Santos publicou na página 16 (última):

Omar Laíno diz que o Centro ganhará nova vocação

Foto: José Herrera, publicada com a matéria

INFRA-ESTRUTURA

Patrimônio arquitetônico de Santos é destaque no "Dia do Centro"

Há exatos dois anos, a região central do Município - berço da população santista - ganhou um dia especial. A Administração Municipal instituiu, através da Lei nº 1.891 de 2000, o Dia do Centro, uma comemoração sugerida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos (CDL). A data não foi casual. No dia 16 de agosto de 1857 - um domingo - circulava, pela primeira vez na Cidade, o jornal O Comercial, cuja linha editorial era expressiva e explorava as questões do comércio da área central, em tempos árduos.

Passados tantos anos, o Centro viveu grandes transformações e foi até esquecido pela própria população. É o que considera o presidente da CDL, Amadeu Lopes Lousada. "Ao notarem o crescimento de outros bairros, muitos profissionais liberais e comerciantes fecharam as portas e mudaram de endereço", afirma. Para reverter este quadro, muitas ações vêm sendo planejadas pela Administração Municipal, em conjunto com instituições privadas e associações.

Omar Laíno

Foto: José Herrera, publicada com a matéria

O pioneiro da iniciativa privada a demonstrar interesse em valorizar e preservar a história do Centro da Cidade foi o diretor-presidente da Phoenix Construtora, Omar Laíno. Ele adquiriu em 1994, o prédio da Rua XV de Novembro, 141 e promoveu o seu restauro. O edifício - construído em 1920 por um banco italiano na época áurea do café - passou por um amplo processo de revitalização e hoje é a sede da empresa desde 8 de novembro de 1997.

Pela iniciativa, a Phoenix ganhou o Prêmio Master Imobiliário, em 1998, da entidade internacional do ramo, FIABCI-Brasil. "Hoje, o interesse pela recuperação do centro é geral. E isso é extremamente importante", afirma. O empresário acredita que com a revitalização da área, o Centro ganhará uma nova vocação: "Será uma área de grande significado para os setores de turismo, serviços e habitação".

O empenho da PMS no processo de revitalização da área central possibilitou diversas intervenções - algumas realizadas com verbas do governo estadual - entre elas: a remodelação da paisagem urbana nas ruas Tuiuty, São Bento, do Comércio e XV de Novembro; recuperação das praças Mauá, Rui Barbosa, dos Andradas, da República e Barão do Rio Branco; reforma do Terminal do Valongo, Mercado Municipal e da Estação Rodoviária, Teatro Coliseu (em andamento), entre outros.

Matéria publicada no Diário Oficial de Santos em 16 de agosto de 2005, página 9:

"DIA DO CENTRO"

Bairro está em pleno processo de revitalização

Mudanças são motivo de otimismo entre comerciantes

Hoje é o Dia do Centro, comemoração instituída no ano 2000, marcando o início do processo de revitalização do bairro, que já apresenta muitos avanços e prossegue firmemente alavancado em investimentos públicos e privados. A recuperação é visível: imóveis e ruas históricas restaurados, novos restaurantes e lojas, relíquias do passado encantando turistas, eventos batendo recordes de público.

As mudanças promovem otimismo entre os comerciantes, donos de imóveis e pessoas que trabalham na região. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Centro, Amadeu Lopes Lousada, afirma: "Estamos animados, e começamos a desenvolver o projeto Agita Centro, que deve se consolidar em setembro. É uma espécie de condomínio de lojistas, pelo qual cada empresa contribui proporcionalmente às suas possibilidades, gerando recursos para publicidade e eventos".

Lousada diz ainda que iniciativas da Prefeitura, como os projetos de ampliação da linha do Bonde Turístico, o Museu Vivo do Bonde e a recuperação do Terminal do Valongo, atrairão ainda mais pessoas. Escolhido como cenário para locação de filmes, seriados e comerciais de TV, o bairro ganhou vida nova a partir de 2003, com a implementação do Programa de Revitalização e Desenvolvimento da Região Central Histórica de Santos, o Alegra Centro.

Data - O Dia do Centro foi instituído pela Lei nº 1.891/2000, referindo-se a 16 de agosto de 1857, quando começou a circular o jornal O Comercial, que abordava as questões do comércio na área central da Cidade. Assim como a instituição da data, o periódico também foi criado para impulsionar a retomada do desenvolvimento na região.

Leva para a página seguinte