Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/voto/20000615.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/19/03 13:08:30
Comitê 9840
Baixada Santista
Debate público com a sociedade santista 

Mais de 70 pessoas, entre políticos de diversos partidos, representantes comunitários, advogados e outros formadores de opinião pública da Baixada Santista participaram do debate aberto promovido no dia 14/6 pelo Movimento de Fiscalização e Aplicação da Lei 9840/Baixada Santista no auditório do Sindipetro, em Santos. Na oportunidade, foram distribuídas publicações com o roteiro para fiscalização e aplicação da lei 9840 e debatidas questões relativas à aplicação da lei. Foi salientado na oportunidade que o movimento é aberto à participação de todos os interessados, independentemente de filiação política. 

No final, o engenheiro Amilcar Brunazzo Filho, coordenador do fórum de debates que denuncia as falhas de segurança na urna eletrônica brasileira, foi convidado a fazer rápida explanação sobre o problema, que vem sendo analisado inclusive no Congresso e nas casas legislativas estaduais.

Como explicou, ninguém fiscaliza se o programa de computador usado na urna é isento de falhas ou fraudes, o que permite a uns poucos programadores a inserção de códigos que alterem o registro do voto feito pelo eleitor. Além disso, a urna brasileira é a única em que a identificação do eleitor é feita no mesmo equipamento, o que pode conduzir à vinculação entre eleitor e seu voto, retirando o sigilo da escolha feita. 
Nas duas situações, as justificativas apresentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não resistem a qualquer argumentação, e a situação se mantém apenas porque o TSE reúne características dos Três Poderes: legisla sobre como deve ser a urna, executa o processo com base nas suas próprias normas e, no caso de contestação, é novamente o TSE que julgará o caso. Amilcar completou com a citação feita por um militar, há alguns dias: "No Brasil, o voto é tão secreto que nem o eleitor fica sabendo em quem votou".

No dia 16/6, a coordenação do Comitê 9840/Baixada Santista vai se reunir com dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-Santos para definir os detalhes da cooperação que essa entidade se prontificou a prestar à fiscalização do cumprimento da lei 9840. Também foi definido no encontro que a próxima reunião pública do Comitê 9840 será realizada no mesmo local, no dia 28/6, a partir das 19 horas.