Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/sv/svh039.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/29/05 16:03:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE
Água gelada, numa bica quase escondida

A implantação dos serviços de canalização de água em São Vicente restringiu a necessidade, mas não fez desaparecer o costume de buscar o líquido em bicas no sopé dos morros. E, além da centenária Biquinha, outras de menor prestígio ainda se destacam na paisagem vicentina do terceiro milênio. Como registra o texto, que foi publicado no caderno especial São Vicente do jornal santista A Tribuna, em 22 de janeiro de 2005:

A bica da Vila São Jorge

Quase escondida, ao lado de um monumento antigo, tradicional local de acesso para o Engenho dos Erasmos, em Santos, a Bica da Vila São Jorge é mais conhecida por moradores de São Vicente. Alguns, mesmo morando longe, fazem questão de ir ao local para pegar a água que, de acordo com eles, é potável e melhor até do que a comercializada em galões.

É o caso de Antônio Gavião, que há mais de 40 anos vai toda semana buscar água na bica. Com dois galões, ele explica que a água vai servir para fazer comida e refrescos.

"Pode tomar pura, também. Essa água é boa. É a melhor que tem na Baixada Santista, limpinha, geladinha", elogia o vicentino, enquanto enche os galões. Concorda com ele outro morador da Cidade, Luiz Gonzaga. Além de pegar água para casa, ele também leva para o serviço. "Lá, o pessoal só quer beber essa água".

A Bica da Vila São Jorge fica na Avenida Minas Gerais (Linha Vermelha).

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais