SÃO VICENTE DE ANTIGAMENTE
Biquinha, através dos séculos
Centro da vida vicentina desde a época da colonização, sendo um dos locais preferidos pelo padre José de Anchieta, a Biquinha
passou por várias transformações ao longo dos séculos.
Em fins do século XIX, havia um rústico paredão, com a data de 1850:
Foto: Poliantéia Vicentina, 1982, Ed. Caudex Ltda., S. Vicente/SP
Observe-se bem esta raridade - uma foto anterior a 1940 (mas posterior a 19/3/1933, quando foi colocada uma placa de bronze por José Antonio Zuffo, em homenagem a Anchieta), estampada em um
cartão postal Wessel (produzido pelo engenheiro químico Conrado Wessel, que viveu de 1891 a 1941 e fundou em São Paulo a primeira fábrica de papel fotográfico latino-americana):
Foto: cartão postal no acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa
Atente-se aos detalhes que tornam rara esta imagem:
1) ausência ainda do painel alusivo a Anchieta;
2) os acabamentos das laterais, em forma do sinal til (~) - volutas -, que em todas as demais imagens aparece invertido, para dentro da parede;
3) as placas em bronze ao centro e os azulejos, que já não aparecem nas imagens de 1943 (a placa de bronze principal foi transferida para a coluneta vista à esquerda em
1943/1950 e vista ainda mais à esquerda em foto de 2002);
4) o acabamento romboide no adorno superior das colunetas, depois adelgaçado;
5) a mureta com assentos, ao redor da fonte, e o acesso ao piso interno ainda feito pelo centro da área frontal (em 1943 passou a ser lateral e só voltou a ser central em
2002).
Respondendo a consulta feita por Novo Milênio, observa a professora
Ana Kalassa El Banat que o desenho do monumento "está ligado a um dos estilos em voga entre os anos de
1910 e 1930, que teve um tempo de vida limitado, mas que muito contribuiu para o desenvolvimento da discussão sobre a arquitetura brasileira que se consolida posteriormente. O estilo em questão é o Neocolonial, que
teve no arquiteto português Ricardo Severo um dos seus maiores divulgadores (N. E.: também historiador, Ricardo Severo projetou o marco-padrão de São Vicente, o hospital Santo Antonio da Beneficência Portuguesa em Santos, um casarão em Santos, entre outras obras).
"Em termos muito sintéticos, podemos dizer que o Neocolonial nasce com a missão de dar forma a uma tradição brasileira na arquitetura, fazendo ressurgir
o uso de elementos das construções dos tempos coloniais numa arquitetura atualizada genuinamente brasileira.
"Vem desse ideário a utilização do painel de azulejos, das volutas, das telhas, dos elementos recurvados e dos
acabamentos romboides que você destacou. Esses foram chamados por Wasth Rodrigues de pinhas em gomos torcidos e foram utilizados, por
exemplo, no chafariz do antigo Paço Municipal de Ouro Preto. Possivelmente o desenho escolhido para a fonte da Biquinha se inspirou nos antigos chafarizes coloniais e em Ouro Preto
encontra-se também outra referência importante que pode ter servido como inspiração para o desenho adotado na Biquinha, que é o chafariz Marília de Dirceu (nome pelo qual é conhecido atualmente).
"Arrisco dizer também que pode haver relação entre a escolha de fazer a construção da Biquinha em
estilo Neocolonial com a presença desse estilo nas construções dos anos 1920, de monumentos, no chamado Caminho do Mar, pelo arquiteto Victor
Dubugras. Mas isso é apenas um palpite que precisaria de estudos para se fundamentar".
Foto: cartão postal no acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa
Esta foto foi feita por volta de 1943:
Foto: cartão postal de 2004 da Cia. Melhoramentos de Papel e Celulose/Postal Colombo
E esta é a reprodução do postal original:
Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda, de Santos/SP
É possível observar melhor, no detalhe, o painel de terracota do artista Domingos Savorelli, inaugurado em 22 de janeiro de 1943 mas logo destruído por vândalos:
Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda, de Santos/SP
Outra imagem desse antigo painel:
Foto: acervo de Osmar e Enyde Apparecida Domingues Moretti
O trabalho em terracota estampava a milagrosa missão de Anchieta, em alto-relevo:
Foto: Poliantéia Vicentina, 1982, Ed. Caudex Ltda., S. Vicente/SP
Essa foto, em cartão postal, que foi enviado em 22 de fevereiro de 1948 por M. M. C. para "Maria Odete, admiradora de Terra de Martim Afonso":
Foto: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa
No detalhe desse cartão postal, a imagem na biquinha:
Foto: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa
A Biquinha foi reformulada em 1947, ganhando um painel de azulejos criado pela família de artistas plásticos Sendim. Esta foto foi feita possivelmente logo depois, na década de 1950:
Foto: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa
O local, em 2002:
Foto: Prefeitura Municipal de São Vicente
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