Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0428.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/11/13 22:25:44
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Construtores de mundos... em miniatura

 

Maquete é a representação realista em escala de grandes estruturas, podendo ser funcional ou não, permitindo admirar o objeto representado - já existente ou a ser criado - de diferentes ângulos e posições, examinando sua interação com o ambiente em que se encontra(rá). A maquete pode ser feita em diferentes materiais ou criada eletronicamente. Talvez os presépios sejam o mais antigo exemplo de maquetes produzidas nas comunidades cristãs, embora se especule que já no tempo do homem das cavernas certos objetos tridimensionais em pequenas dimensões fossem modelagens do que seria depois executado em tamanho maior em pedras e nas paredes das cavernas. Placas de bronze com representações de animais em alto relevo poderiam ter igual finalidade.

Os vikings produziam modelos de seus navios, e também os egípcios faziam imitações detalhadas, em escala, de objetos diversos, colocados nas tumbas dos faraós. 1.500 anos antes de Cristo, os chineses fabricavam pequenas urnas com o formato de casas, registrando-se ainda exemplos entre os fenícios, os gregos e romanos da era clássica, bem como entre os maias, incas, fijianos e outros povos. Na Idade Média italiana e francesa, maquetes de edifícios eram produzidas em vários estágios antes e mesmo depois da conclusão das edificações. No período europeu do Renascimento, as maquetes ganharam importância entre os arquitetos e outros estudiosos de estruturas, como artistas e cientistas.

Em Santos, diversos profissionais já se dedicaram ou continuam se dedicando a esse ramo da modelagem de estruturas em miniatura, tanto sólida (usando os mais diversos materiais) como virtual (em representações feitas em computador, também com os mais diversos programas).

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais