Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0287j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/17/10 17:38:45
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELECOMUNICAÇÃO
Um século de telecomunicações (10)

Leva para a página anterior
Datam dos anos finais do século XIX as primeiras referências sobre os serviços de telecomunicações em Santos. E, apesar de ser importante porto e estar próxima a centros de negócios como a capital paulista, só na década de 1980 (como o resto do Brasil) começou a ter serviços como a discagem direta à distância. Passou pelas eras dos telegramas, do telex, do fac-símile (fax ou telefax), do videotexto, dos BBSs e desembarcou na Internet, com todos os seus recursos.

Um pouco da história da telefonia brasileira está neste álbum, editado em novembro de 1984 pela empresa Telecomunicações de São Paulo S.A. (Telesp), em comemoração ao 100º aniversário da instalação dos serviços telefônicos em São Paulo. Este exemplar (número 1.091, de uma edição de 3.000 exemplares) fazia parte da biblioteca mantida pelas telefonistas do posto telefônico santista (Tráfego). Quando a empresa foi privatizada e se desfez de muitos de seus arquivos, em 7 de julho de 1989, este álbum foi oferecido a um dos funcionários, Francisco Vazques Carballa, que o mantém no seu acervo.


Capa: telefone de parede de magneto, produzido pela Ericsson, instalado em São Paulo em 1884
Foto de Agnello Vizzoni. A imagem também foi usada na capa final e nas folhas de frontispício

Com o título A paisagem paulistana à época do telefone, a obra - que teve coordenação editorial e textos de Emanuel von Lauenstein Massarani - inclui uma apresentação de Carlos de Paiva Lopes e inúmeras reproduções de telas dos artistas Benedito Calixto e José Wasth Rodrigues, retratando a capital paulista na segunda metade do século XIX.

A edição foi supervisionada por Carlos Eduardo Vassimon, com análise artística de Dominique Edouard Baechler; pesquisa histórica de Wagner Fonseca, Sérgio Shiroma e Fabio Luiz Bernardo da Silva; fotografias de Nelson Corrêa; reprodução de obras de Preto & Branco Arte Fotográfica/Maurício Moreira; lay-out e arte-final de F. Barcellos Publicidade Ltda.; composição de Camera Press Lettera Ltda., impressão e acabamento de Laborgraf Artes Gráficas S.A. Os autores consignaram "agradecimentos ao prof. Orlando Marques de Paiva, diretor do Museu Paulista da USP, em cujo acervo se encontram as obras reproduzidas".


Folhas de guarda: Traço da Avenida Paulista no dia da inauguração (8 de dezembro de 1891), de um quadro a óleo de Jules Martin, acervo do Museu Paulista
Imagem: reprodução

Veja:
[A] Apresentação
[B] 1884: São Paulo ganha o telefone
[C] Luta judicial
[D] A vez de São Paulo
[E] Imagens
[F] São Paulo em 1884
[G] O movimento, a animação, a vida da cidade
[H] Onde o cemitério está na Consolação e a cadeia na Liberdade
[I] Os artistas e a paisagem
[J] Benedito Calixto
[K] José Wasth Rodrigues
[L] Bibliografia, índices, ficha técnica
 


Frontispício da obra
Imagem: reprodução

Leva para a página seguinte da série