Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/29/07 11:00:01
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MEDICINA
Gota de Leite tinha vacas holandesas

Leva para a página anterior
A história do instituto Gota de Leite foi resumida em página Web mantida em 2004 pela Prefeitura Municipal de Santos:
 
Gota de Leite

Criado para reduzir a mortalidade infantil na Cidade, o Instituto de Proteção à Criança foi fundado em 11 de junho de 1914 pelo médico Alcides Lobo Viana e um grupo de amigos. Com o auxílio financeiro de empresários locais, a entidade importou vacas leiteiras da Holanda e passou a distribuir mamadeiras aos lactentes carentes, ganhando assim o apelido de Gota de Leite.

Em 1917, a instituição mudou-se do pequeno consultório alugado num prédio da R. General Câmara para a Av. Conselheiro Nébias e ganhou novo nome: Assistência à Infância de Santos. Naquele ano surgiria o embrião da creche que existe até hoje, num salão improvisado onde existiam dez leitos para hospedagem permanente de crianças cujas famílias não tinham meios de sustentá-las.

A sede atual foi adquirida em 1918 e declarada de utilidade pública federal, um ano depois. Lobo Viana, falecido em 22, não chegaria a assistir à inauguração do novo prédio, em 14 de junho de 1924. A partir de 72, o Lions Club de Santos-Sul adotou a Gota de Leite e a mantém, com o apoio de voluntários e colaboradores.

Ali, crianças até três anos são atendidas no berçário e outras freqüentam a escola, que oferece classes de Maternal e Educação Infantil.

A Prefeitura restaurou o antigo prédio, único exemplar na Cidade do estilo eclético da década de 20. Ali trabalharam os mesmos profissionais que recuperaram o casarão onde funciona a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.

No mesmo imóvel, que faz parte da história da Cidade, funcionam o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos e o Centro de Convivência da Terceira Idade Isabel Garcia.

Instalações da Gota de Leite, em 2007:








Nesta última foto, vê-se o monumento ao dr. Alcides Lobo Vianna
Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 28/5/2007

Leva para a página seguinte da série