Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0224.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/15/04 17:36:30
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Cruzeiros que os raios destruíram

Uma história curiosa sobre o Morro de São Bento e seu mosteiro foi relatada em página Web da Prefeitura Municipal de Santos:


Mosteiro de São Bento, cerca do ano 2000
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Cruzeiro de São Bento

Ao final da década de 1910, os frades franciscanos construíram, no Morro do São Bento, na área onde hoje está o ginásio poliesportivo Milton Ruiz, um cruzeiro, formado por uma cruz de madeira de aproximadamente 1,20 metro e um pedestal. O verão de 1928 trouxe as típicas chuvas e tempestades e, num desses dias, a descarga elétrica produzida pelos raios destruiu completamente o cruzeiro, que já havia se tornado um ponto de referência dos moradores da região.

A população local se uniu e decidiu confeccionar um novo cruzeiro para o São Bento. No dia 1º de maio de 1929, todos, então, se mobilizaram e carregaram o objeto da parte baixa do morro até o topo e o fincaram novamente no mesmo lugar.

Mosteiro de São Bento, em 2003
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Obra do destino ou da natureza, quem poderá saber? No verão seguinte, outra tempestade arrasou o segundo cruzeiro do morro. Depois da fatalidade, os moradores ainda cogitaram a construção de mais um cruzeiro, só que de outro material que não atraísse tantos raios, como a peroba. A idéia, no entanto, se perdeu com o tempo.

Esta é apenas uma daquelas histórias que só os moradores mais antigos dos morros conhecem e que, às vezes, nem os livros têm registro. Esta passagem foi vivida e contada por Laurival Rodrigues, funcionário da Prefeitura que trabalha na Coordenadoria Regional dos Morros e é uma das pessoas que mais conhecem os morros santistas.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais