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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Começa a interligação dos morros

Acessos e ligações viárias permitem o trânsito nas áreas elevadas da cidade

Durante quatro séculos e meio de colonização, apenas algumas picadas no mato permitiam atravessar de um lado para o outro por sobre o maciço montanhoso existente no centro da ilha de São Vicente. As necessidades crescentes de comunicação com os núcleos habitacionais existentes nos morros determinaram que, a partir de 1978, começassem a ser feitas obras com o objetivo de abrir ligações rodoviárias entre os morros de Santos. O início desse trabalho foi registrado pelo editor de Novo Milênio, em matéria publicada no jornal santista A Tribuna em 6 de outubro de 1978:


Imagem: A Tribuna, 6/10/1978

Começam as obras nos morros

Já estão sendo iniciadas as obras da interligação, entre os morros de São Bento e Nova Cintra, bem como os trabalhos de repavimentação de ruas na Zona Leste da Cidade, ambas sob a supervisão da Prodesan. Mas esse início, por enquanto, compreende apenas a instalação de canteiros de obras, e estas somente terão início, efetivamente, dentro de mais alguns dias.

Na verdade, nos prazos concedidos às empreiteiras, em qualquer obra, há uma espécie de tempo de carência - incluso no tempo total da obra - para que esta se instale no local. Assim, o início efetivo das obras de interligação São Bento/Nova Cintra somente ocorrerá no dia 1º de novembro (ou antes, dependendo das possibilidades da empreiteira). Quanto à repavimentação, deverá ser iniciada dentro dos próximos quinze dias, efetivamente.

Pista de concreto - Após estar quase concluída a interligação, entre a Praça Guadalajara (Morro da Nova Cintra) e a Rua Carvalho de Mendonça (Marapé), por intermédio da Avenida Brasil, mais um passo é dado no sentido da interligação dos morros: uma pista em concreto asfáltico, na largura de 1 a 1,5 metro e no comprimento de 1.650 metros, ligará a Vila Progresso (nos limites com Vila Lindóia) ao Morro de Nova Cintra.

O contrato para a abertura dessa ligação foi assinado no dia 1º com a empreiteira Franco Engenharia, no valor de Cr$ 12.200.004,00 (a obra total, com outros benefícios, está orçada em Cr$ 17 milhões), e essa nova interligação será iniciada na Rua 3, esquina da Rua 5, justamente na divisa entre Vila Progresso e Vila Lindóia. Dessa obra constam - além da drenagem, pavimentação, sarjetas, sarjetões, valetas de concreto e meios-fios - a execução de serviços de desmatamento, destocamento vegetal nas encostas, num total de 5 mil metros quadrados; demolição de muros antigos numa extensão de 150 metros; demolição, carga e descarga de materiais de terra, lama e tabatinga; demolição, desmonte, carga e descarga de pedras, rochas, rochedos e rochas em decomposição, num total estimado de 15 mil metros cúbicos.


Vista dos morros, com várias obras de interligação já executadas
Foto: livro Santos Obras 1974/79, balanço da gestão do prefeito Antônio Manoel de Carvalho, editado em Santos/SP pela Prodesan, em 1979

A obra consumirá, após o devido preparo do terreno, 1.650 metros cúbicos de macadame hidráulico, 610 metros cúbicos de macadame betuminoso e revestimento vegetal nas encostas, num total de 2.500 metros quadrados de grama. Além disso, prevê-se a remoção de paralelepípedos existentes em área de 500 metros quadrados, aproximadamente. Deverá também ser feito um muro de arrimo em alvenaria de pedra rejuntada, num volume de 3.700 metros cúbicos.

Serão executadas cerca de 60 bocas-de-lobo especiais, próprias para receberem as fortes enxurradas características dos morros, além de serem feitos bueiros tubulares e canaletas de concreto em uma extensão de 1.800 metros.

Repavimentação - As ruas Batista Pereira, Conselheiro João Alfredo e 28 de Setembro - todas no Bairro do Macuco - serão as primeiras a serem beneficiadas com recapeamento parcial, pelo contrato assinado no dia 1º com a Franco Engenharia, no valor de Cr$ 8.576.235,00.

A repavimentação de mais 22 ruas - todas em bairros da Zona Leste da Cidade - ocorrerá de acordo com um cronograma que ainda pode sofrer modificações, daí não ser divulgado já em sua totalidade. Essas alterações podem ocorrer devido a obras de expansão das concessionárias Light, Telesp e Sabesp, e assim a Prodesan deverá divulgar parceladamente a programação de obras. [...]


O prefeito Antônio Manoel de Carvalho (à esquerda) e diretores da Prodesan
(inclusive o presidente, engenheiro José Lopes dos Santos Filho, ao centro na foto, com terno)
inspecionam as obras da Avenida Brasil na subida do Morro do Marapé, em junho de 1978
Foto publicada no jornal A Tribuna em 27/6/1978

Veja também: 
série Conheça o seu bairro
Cidade "plana", mas cheia de morros

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