Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0142g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/28/12 16:03:58
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SFC - 8
Guerra parou para verem futebol do Santos

O estádio, em diversos momentos de sua história...
Leva para a página anterior
Em meados de 1928, o Santos F.C. inaugurou as arquibancadas de seu estádio da Vila Belmiro, fato que foi assim destacado pelo jornal santista A Tribuna, num sábado, 28 de julho de 1928 (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução parcial da matéria original

ESPORTES

O grandioso festival de amanhã em Vila Belmiro

O jogo com o São Cristóvão - O programa a ser executado pelo Corpo de Educação e Cultura Física da Força Pública - A chegada, hoje, da delegação carioca

Tudo faz prever, redunde num festival verdadeiramente brilhante, a grande reunião marcada para a tarde de amanhã, no campo do Santos F. Clube, que, assim, fará a inauguração dos importantes e grandiosos melhoramentos ali introduzidos, que lhe deram um elegante e soberbo aspecto, dotado, também, como ficou, de todas as comodidades, quer para o público, quer para os associados e esportistas.

A obra executada no campo do Santos reflete e exprime, de modo muito significativo, um esforço magnífico da diretoria do alvinegro, que tomou a si essa soberba empreitada, levando-a a cabo de forma a atestar a pujança e grandeza do glorioso grêmio santista.

Para esse festival está organizado um magnífico e atraente programa, pois, além da parte futebolística, já de si grandemente atrativa - visto tratar-se dum jogo interestadual, medindo forças o alvinegro e o S. Cristóvão, deve-se destacar a parte saliente e inédita, em Santos, que está reservada ao brilhante Corpo de Educação e Cultura Física da Força Pública do Estado, que, composto de cinqüenta homens, executará um belíssimo programa, oferecendo ao público um espetáculo maravilhoso, para provar a destreza, a elegância e precisão com que são levados a efeito todos os exercícios pelo esbelto grupo de verdadeiros atletas da brava milícia paulista.

A delegação do S. Cristóvão aqui chegará, hoje, pouco depois de meio-dia, tendo, na estação da Inglesa, festiva recepção por parte de todos os membros do Santos F. Clube, que renderão grandes homenagens aos esportistas cariocas.

Um comunicado do Santos F. Clube (oficial) - A diretoria comunica que, para o jogo de domingo, resolveu que as senhoras paguem entradas, fazendo exceção somente às associadas quites, a quem será facultativo o pagamento.

Para a comissão de recepção às autoridades, resolveu designar mais o consócio sr. Vidal Sion.

- A delegação do S. Cristóvão chegará a S. Paulo às 10 horas, e sendo provável a sua chegada a esta cidade às 12 e 42 é solicitado o comparecimento de todos os associados, a fim de ser feita brilhante recepção aos gloriosos campeões cariocas de 1926.

- O quadro do S. Cristóvão será o seguinte: Balthazar; Jaburú e Zé Luís; Alberto, Henrique e Ernesto; Tinduca, Joãosinho, Vicente, Bahianinho e Theophilo.

Damos abaixo o programa da exibição do Corpo Escola da Força Pública do Estado de S. Paulo, que virá amanhã acompanhado da sua fanfarra:

  1º - 1ª série de ginástica (fantasia)

  2º - 2ª série de ginástica (fantasia)

  3º - 3ª série de ginástica (fantasia)

  4º - 1ª lição de box savat (fantasia)

  5º - 2ª lição de box savat (fantasia)

  6º - trabalhos em paralelas (aplicação)

  7º - Assalto de box (demonstração)

  8º - Trabalhos em barra fixa (acrobacia)

  9º - Assalto de pau (demonstração)

10º - Assalto de box savat (demonstração)

11º - Saltos em cavalete simples, duplo e em T (aplicação)

12º - Saltos com trampolim (acrobacia)

13º - Salto mortal em extensão (acrobacia)

14º - Apoteose.


Uma das belas e elegantes arquibancadas do Santos F. Clube, a serem inauguradas amanhã
Foto e legenda publicadas com a matéria


Chegada do público para um jogo na Vila Belmiro em 1916

Foto publicada na página Cidade de Santos do site Facebook (consulta em 22/7/2011)

 


Inauguração das arquibancadas da  Vila Belmiro em 1916

Foto publicada na página Cidade de Santos do site Facebook (consulta em 22/7/2011)

 


Inauguração das arquibancadas da  Vila Belmiro em 1916

Foto publicada na página Cidade de Santos do site Facebook (consulta em 22/7/2011)


Jogo Santos 2x3 Corinthians, noticiado pelo jornal paulistano A Gazeta em 29 de setembro de 1941, vendo-se o campo do Santos, ainda sem parte das arquibancadas do estádio, permitindo observar o casario do seu entorno, na Rua D. Pedro I. Também não havia alambrado, separando torcedores de jogadores, apenas uma cerca de madeira. Em 1941, o Corinthians foi campeão paulista de futebol. Na legenda: "Aproveitando-se da confusão criada na área perigosa do Santos, Servilio desempata a peleja, conquistando o segundo tento".

Imagem: reprodução de exemplar do jornal no acervo do internauta Vitor Dias, de Ilha Comprida/SP, enviado a Novo Milênio em 26 de janeiro de 2012

Leva para a página seguinte da série