Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0116c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/13/08 23:20:17
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Malhação do Judas. Quem lembra? (3)

Como em outras cidades brasileiras, tradição vai diminuindo a cada ano
Leva para a página anterior
Costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, a malhação do Judas no sábado de Aleluia aos poucos vai desaparecendo das grandes cidades, restringindo-se cada vez mais ao interior do Brasil. Mesmo cada vez mais restrito, o costume continua sendo seguido em Santos, como registrou o jornal santista A Tribuna em 7 de abril de 1996, um domingo de Páscoa, em sua primeira página e na página A-10:


Pelo vigésimo sexto ano as crianças e adolescentes realizaram nas ruas do Macuco, na manhã de ontem, a tradicional malhação do Judas

Foto: Raimundo Rosa, publicada na primeira página de A Tribuna de 7/4/1996

Macuco malha boneco de Edir Macedo

Além do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, moradores do Macuco também criticaram políticos ao realizarem, ontem, a 26ª edição da malhação de Judas

Da Editoria Local

Pela 26ª vez o Macuco reviveu, ontem, a tradicional malhação do Judas. Este ano, o bispo Edir Macedo esteve representado na figura de um boneco de trapo de 20 metros de altura, o maior entre outros 14 de menor porte.

Ao lado do boneco gigantesco, frases como Cristo é o caminho, Edir Macedo é o pedágio davam um tom humorado ao protesto contra o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus.

Como manda a tradição, a brincadeira começou às 12 horas. Antes disso, porém, as ruas Euzébio de Queiroz e Santos Dumont já estavam tomadas por curiosos.


Armada com pedaços de pau, a garotada do bairro surrou à vontade os bonecos de pano que representaram Judas na malhação de ontem

Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

Pauladas - Assim que o presidente do bloco Cacique do Macuco, Wilson José Ferreira (conhecido como Nego Wilson), organizador do evento, deu início à malhação, a criançada não poupou pauladas e palavras de ordem contra os bonecos que estavam pendurados nos postes.

Depois, jogaram gasolina em cima das figuras de trapo e atearam fogo, diante de um público entusiasmado.


Antes da malhação, os bonecos foram levados e pendurados nos postes

Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

Além de Edir Macedo, a população do Macuco, insatisfeita com a atuação de alguns políticos, escolheu outros judas para malhar. O presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Mário Covas, e os deputados federais Beto Mansur e Vicente Cascione não foram poupados, assim como o serviço prestado pela Companhia Santista de Transportes Coletivos e a tarifa cobrada ela Eletropaulo.

As frases indicando os judas foram propostas pelos moradores, em sugestões depositadas em oito urnas que permaneceram espalhadas pelo bairro durante a semana.

"Só fiquei surpreso em não ver citado o nome do prefeito David Capistrano", disse Nego Wilson.


As tarifas cobradas pela Eletropaulo também foram alvo da malhação

Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria