Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107z.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/28/08 22:42:36
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (26)

Leva para a página anterior
Em 1973, foi produzido em Santos este raro curta-metragem com o guru do cine-arte santista, o francês Maurice Legeard, e os "guris", estudantes que então se preocupavam em discutir o futuro da cultura e das artes na cidade e no Brasil. Primeiro trabalho do cineasta Jairo Ferreira (1945-2003), foi produzido em filme de 35 mm por Carlos Reichenbach (produtor e responsável pela fotografia), com montagem de Ignácio Araújo.

Representante do chamado "cinema de invenção", que teve seu auge naquela década, "O guru e os guris" é um trabalho em que Maurice - pioneiro no cineclubismo santista, fundador da Cinemateca de Santos - aparece como o principal protagonista, vendo-se ainda cenas da Santos de então, especialmente no Monte Serrat e nas praias. É possível identificar cenas da Rua Pará, quase sem edificações, no bairro Encruzilhada, e o terreno onde seriam erguidas as instalações do INSS no bairro Aparecida. Na Rua Marechal Rondon, esquina da Avenida Epitácio Pessoa, Maurice pára numa banca e pega o jornal Cidade de Santos, que estampa uma manchete sobre a crise política chilena (esse jornal é do dia 28 de julho de 1973).

Novo Milênio teve acesso ao material através do site Artefato Cultural, da jornalista Cristiane Carvalho. Com 11 minutos de duração, em tela 640x480, o arquivo em formato MPG tem 58 MB. Clique >>aqui<< ou nas imagens para obtê-lo:

Clique na imagem para obter o vídeo
Imagem: fotograma do filme. Clique nela para obter o vídeo

Clique na imagem para obter o vídeo
Imagem: fotograma do filme. Clique nela para obter o vídeo

O jornal usado no filme foi o Cidade de Santos de 28 de julho de 1973:

 


Imagem: reprodução parcial do jornal original

Leva para a página seguinte da série