Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0064.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/31/02 22:34:09
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um jornal para ser lido no bonde

E um Ônibus que surgiu muito antes dos ônibus...

Olao Rodrigues (*)

No dia 6 de janeiro de 1895, surgiu um pasquim com o nome de O Bonde. Já se vão 84 anos. Ainda era no período dos bondinhos puxados a burros.

Ilustração da História da Imprensa de Santos

A época dos bondes elétricos começou a 28 de abril de 1909 e também já ficou para trás. Hoje em dia, o transporte coletivo, como se sabe, é feito por meio dos poluentes ônibus, irregulares no horário, sujos, passagens caras, trocadores insolentes e o troco quase sempre negado por alegarem falta de moedas divisionárias.

O jornaleco O Bonde por vezes entregava-se a críticas inocentes, porém pilhéricas, sobre os carros lentos e vagarosos, desconjuntados e anti-higiênicos daqueles tempos, em que os burros costumavam empacar ou por cansaço ou por fome.

Gente que viveu naquele tempo dizia-nos que os passageiros só tomavam os dois primeiros bancos quando não havia lugar nos outros bancos!...

Segundo escreveu Diário de Santos, em sua edição de 1º de janeiro de 1895, O Bonde deveria sair nesse dia mas teve de adiar a publicação para o dia 6 daquele mês e ano.

A propósito, o jornal, de propriedade de H. Peixoto, noticiou com verve o surgimento do pequeno periódico. Eis a notícia:

Aparece O Bonde!...

Não é isso propriamente o que queremos dizer, mas sim:

- Siga o Bonde!

O O Bonde segue ou melhor vai sair dia 6 do corrente, não o fazendo hoje por se haver quebrado um parafuso do breque e este não pôde funcionar, o que nos trará a vantagem de não parar mais O Bonde, o espirituoso jornalzinho que vai alegrar-nos no dia 6, segundo nos disse ontem um de seus condutores ou redatores. Ele que venha - O Bonde - que ninguém lhe gritará a primeira frase, mas sim todos o animarão e lhe dirão:

- Siga O Bonde

E O Bonde saiu mesmo.

Em seu número de 22 de janeiro de 1895, o mesmíssimo Diário de Santos, em sua seção Livros, Jornais e... , noticiou:

O 2º número de O Bonde está variado e espirituoso.

Bem se vê que os condutores que o dirigem entendem do riscado.

Com o tempo estamos certos de que O Bonde conseguirá melhorar e correr mais desatrançatrincolatramento sobre... os trilhos da publicidade.

Esse 2º número apareceu a 20 de janeiro de 1895.


Ilustração da História da Imprensa de Santos

Ônibus começou a circular em Santos durante o ano de 1879.

Esse título do jornalzinho tinha a significação de notas, apontamentos e informações, e não veículo de condução de passageiros que, por sinal, ainda não existia na Cidade naquele tempo. Como veículo de transporte de massa, o vocábulo também quer dizer para todos (grifo)

Ônibus, assim como chegou, desapareceu.

(*) Olao Rodrigues, jornalista, incluiu estes relatos em seu livro História da Imprensa de Santos, publicado em 1979 em Santos/SP, Gráfica A Tribuna.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais