Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0057e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/09/09 17:08:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PADRE VOADOR
Padre ensina Europa a voar em balão (5)

Uma homenagem a Toledo, cidade onde faleceu Bartolomeu de Gusmão
Leva para a página anterior
O padre voador faleceu em Toledo, na Espanha, onde ficou sepultado por largo período, esquecido, no templo de San Román Martyr. Só em 1856 foi reencontrada a sua tumba, e em 2004 parte de seus restos mortais foram trasladados para o Brasil, sendo sepultados na Catedral da Sé, em São Paulo. E os santistas, em agradecimento aos espanhóis, denominaram uma de suas vias centrais como Cidade de Toledo. O fato foi relembrado pelo memorialista Carlos Victorino, em sua obra Santos (Reminiscências) 1905-1915, nas páginas 27 a 30 (capítulo IV).

E o pesquisador Olao Rodrigues, na obra Veja Santos! (edição do autor, 2ª edição, Santos/SP, 1975, páginas 169/170), assim registrou, referindo-se à denominação dessa rua:

Cidade de Toledo

Rua - Bairro: Centro

C. Rua Frei Gaspar (39)

F. Rua Augusto Severo (10)

A Rua da Misericórdia, como veio a chamar-se a Rua Cidade de Toledo, no ano da Independência, ou em 1822, começava nos Quatro Cantos e terminava no Campo da Misericórdia, que é hoje a Praça Visconde de Mauá. A Rua da Misericórdia, naquele ano, tinha 12 casas.

Na sessão realizada a 28 de dezembro de 1865, sob a presidência do sr. Antônio Ferreira da Silva Júnior - visconde de Embaré - a Câmara Municipal alterou a denominação e limites de algumas vias públicas, como a que se estendia do antigo Beco do Inferno (Frei Gaspar) ao Largo da Coroação (Praça Visconde de Mauá), que ficou denominada Travessa da Coroação.

Anos depois, ou na sessão havida a 4 de setembro de 1891, presidida pelo cel. Francisco Correia de Almeida Morais, o vereador Elisiário de Arruda Castanho apresentou a seguinte indicação: "Considerando a necessidade de serem abertas novas vias de comunicação que facilitem o trânsito público, indico sejam desapropriados os prédios nºs. 13, 15 e 17 da Praça Mauá, para que por aí seja prolongada a travessa do mesmo nome até encontrar-se com a projetada rua que, da General Câmara, tem de ser aberta em terrenos oferecidos pelo Convento do Carmo, até a Rua Direita (15 de Novembro), para cujo fim também indico sejam desapropriados os prédios nºs. 31, 33 e 35 da Rua General Câmara. Por fim, indico seja pedido ao Governo o terreno necessário, isto é, onde está o edifício do antigo Arsenal de Marinha, propondo que a rua a ser aberta seja denominada Chile, em comemoração à vitória dos democratas contra a tirania e o barbarismo da ditadura".

Indicação do vereador Américo Martins no sentido de que a Câmara Municipal providenciasse o calçamento, a paralelepípedos, "da travessa que vai da Rua 25 de Março à Praça Mauá, cujo calçamento está imprestável", foi aprovada na sessão que a Câmara Municipal realizou a 27 de junho de 1889, sob a presidência do sr. Júlio Conceição.

Na sessão da Câmara Municipal de 21 de janeiro de 1914, presidida pelo dr. Antônio de Freitas Guimarães Sobrinho, o vereador João Manuel Alfaia Rodrigues Júnior apresentou a indicação nº 5, aprovada, em que propôs que a travessa Mauá passasse a chamar-se Cidade de Toledo, como expressão de reconhecimento a essa cidade da Espanha "pelo carinho e dedicação como são guardados os restos do imortal santista Bartolomeu de Gusmão".

A via pública, que se indicava na Planta sob nº 14, foi oficializada pela Lei nº 647, de 16 de fevereiro de 1921, que entrou em vigor a 1º de janeiro de 1922, do prefeito municipal, cel. Joaquim Montenegro.

Durante 4 séculos, Toledo foi o centro cultural e religioso da Espanha e tornou-se sua capital até 1561.

A defesa do alcázar de Toledo, pelo espírito de abnegação e desprendimento, foi um dos feitos marcantes da Guerra Civil Espanhola.

Toledo, na Espanha:


Panorâmicas da cidade espanhola de Toledo, circundada pelo rio Tajo (Tejo), vistas desde a Carretera de Circunvalación, no ponto conhecido como Peña del Rey Moro. O ponto mais alto é a fortaleza El Alcázar, que começou a ser construída em 970 dC, e à sua esquerda a torre mais alta é da Catedral, que começou a ser construída em 1226

Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 6 de outubro de 2008

 


Igreja de San Román Martyr, onde Bartholomeu de Gusmão foi sepultado

Foto: divulgação turística/Toledo

 

Vídeo - Veja o vídeo sobre a cidade de Toledo, registrado em 6/10/2008: clique <aqui> ou na imagem abaixo (arquivo com 26,4 MB, com 4'52" em formato MP4, tela 640x480):

Clique na imagem para obter o vídeo em formato MP4
Ponte de Alcântara, sobre o rio Tajo (Tejo), dando acesso à cidade de Toledo

Imagem: captura de tela de vídeo. Clique na imagem para obter o arquivo de vídeo

Leva para a página seguinte da série