O vertiginoso crescimento do número de carros nas cidades foi obrigando os governantes a criarem normas para regulamentar seu estacionamento em vias públicas. A dificuldade de estcionar nas ruas cheias é a principal razão atual, mas em 1930 a reclamação santista era outra: os veículos atrapalhavam o acesso aos estabelecimentos comerciais. Por isso, surgiu a ideia do estacionamento em dias alternados em um dos lados da via pública, como registrou o jornal paulistano Folha da Manhã em sua edição de 4 de janeiro de 1930, página 7 (acervo Folha, acesso em 29/3/2020 - ortografia atualizada nesta transcrição):
Imagens: reproduções parciais da página 7 da Folha da Manhã de 4/5/1829
Três de Maio
Notícias de Santos
(Da nossa sucursal)
O novo sistema para estacionamento de automóveis
SANTOS, 3 - A Prefeitura, há tempos, regulamentou o "problema" do estacionamento de automóveis e, desse novo rgulamento a parte mais importente, de que ficou resolvida, é esta: os automóveis, nos dias ímpares, fidcam estacionados de um lado da rua, e aos dias pares do lado oposto. Diz a Prefeitura que isso fez para atender às reclamações dos negociantes do centro da cidade, cujas portas, à frente das quais estacionavam automóveis, ficavam perfeitamente atravancadas, causando, assim, prejuízo e embaraços ao comércio.
Surgiu, daí, o novo sistema de estacionamento, nos dias pares e ímpares. Mas, como esse novo processo, começaram, também, a surgir novas reclamações, não se sabendo se o problema está ou continua sem solução. |