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BONDES NO BRASIL
Salvador/BA

"Vistas de Salvador" - filme mudo em 16 mm feito na década de 1940, autor desconhecido. Inclui raras cenas de um bonde em movimento nas ruas da capital baiana (de 1'04" a 1'07")

Vídeo publicado no YouTube por Paulodafigaro1 em 11/7/2009 (8'04")

 

Um volume precioso para se avaliar as condições do Brasil às vésperas da Primeira Guerra Mundial é a publicação Impressões do Brazil no Seculo Vinte, editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mantida no Arquivo Histórico de Cubatão/SP. A obra é ricamente ilustrada (embora não identificando os autores das imagens), incluindo a foto abaixo:

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Bondes no Cais do Ouro, em Salvador, cerca de 1912
Foto publicada na página 877 da obra Impressões do Brazil no Seculo Vinte, de 1913

Abaixo, cartão postal com manuscrito em francês datado de janeiro de 1906 mostra a estação de bondes elétricos de Salvador, a capital baiana. A cidade foi uma das primeiras a contar com bondes de tração animal, em 1866, junto ao mar na Cidade Baixa, e em 12/5/1869 a Companhia de Vehiculos Econômicos ampliou a linha de Bonfim a Itapagipe:

A seguir, duas imagens dos bondes soteropolitanos com tração animal:

Foto: autor não identificado

 

Foto: autor não identificado

O empresário local António de Lacerda fundou a Companhia de Transportes Urbanos e iniciou uma linha de bondes com tração animal na Cidade Alta, entre Piedade e Graça, em 18/12/1870. Outra companhia, a Trilhos Centrais, iniciou uma linha de bondes entre Campo Grande e Rio Vermelho em 1/6/1871 e depois instalou outra linha partindo de seu terminal da Rua da Barroquinha, percorrendo a Rua Dr. J. J. Seabra até Quintas e Soledade.

Foto: autor não identificado

Na foto acima, bonde elétrico prefixo 54 em linha circular no início do século XX. A imagem abaixo é de outro veículo elétrico circulando pela capital baiana:

Foto: autor não identificado

Para ligar a Cidade Alta à Cidade Baixa, António de Lacerda construiu um grande elevador hidráulico, que começou a funcionar em 12/12/1873 e serviu de modelo para estruturas similares no Rio de Janeiro (1883) e Lisboa/Portugal (1901). Já o Plano Inclinado Gonçalves foi aberto em 1889, transportando inicialmente veículos puxados a cavalo, e depois o sistema foi remodelado para usar um cabo e transportar somente passageiros a pé.

Foto: autor não identificado

Na imagem superior, o bonde prefixo 30 na linha 2-Barra. Abaixo, imagem posterior a 1930 mostra um bonde na Cidade Alta fazendo a integração com o famoso Elevador Lacerda, que liga as regiões alta e baixa da cidade:

Foto: autor não identificado

A Lacerda's Transportes Urbanos foi reorganizada em 1883 como Companhia Linha Circular, um nome que se tornaria famoso em Salvador nos 75 anos seguintes. E em 1894 a Vehiculos Econômicos foi transformada na Companhia de Carris Eléctricos, embora todas as suas operações fossem com veículos de tração animal. A primeira linha eletrificada, entre o depósito Roma e Ribeira de Itapagipe, foi inaugurada em 14/3/1897.

Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA

A imagem acima é de um bonde elétrico circulando pela Avenida Sete. Abaixo, um bonde na praça Castro Alves, por volta de 1930:

Em 1897 começaram a funcionar o Plano Inclinado Pilar e o Elevador Taboão. Os sistemas Taboão e Gonçalves foram eletrificados em 1909 e o plano Pilar em 1912, enquanto o Elevador Lacerda foi eletrificado em 1907 e completamente reconstruído como uma importante estrutura em 1930. O Serviço Municipal de Transportes Coletivos substituiu os bondes por trólebus na Cidade Baixa em 1959 e eliminou os bondes na área comercial da Cidade Alta no ano seguinte. O Elevador Taboão foi fechado em 1961.

A viagem pelos trilhos do Brasil continua...

Carlos Pimentel Mendes