Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bondem74.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/29/12 18:22:08
Clique na imagem para voltar ao índice desta série
BONDES NO MUNDO
França (4) - Salève

Estação de Monnetier-Mairie, cerca de 1895

Foto: Coleção J.-L. Rochaix, em "Trams aux Fils"

 

Veículo elétrico próximo à chegada da gare Treize-Arbres, cerca de 1905

Imagem: cartão postal na coleção G. Lepère, em "Trams aux Fils"

 

Estação terminal de Treize-Arbres, cerca de 1892 (depois transformada em restaurante)

Foto: Centro de Iconografia de Genebra (CIEM), em  "Trams aux fils"

 


Veículo da linha, em Monnetier
Foto: cartão postal postado em Genebra em 5/4/1912, em "Trams aux fils"
 

Quando uma linha de bondes serve a duas localidades, passa a ser considerada ferrovia, como no caso destes bondes-trens da linha de Salève, na França. A estrada foi construída entre 1890 e 1892, quando foi inaugurada, em bitola métrica com cremalheira e um trilho extra para fornecer corrente elétrica de 600 W. Os veículos partiam da gare Genève-Veyrier para Monnetier e Treize Arbres, havendo outro ramal que ligava Etrembières a Treize Arbres. Em 1932 foi construído um teleférico que causou o fim do caminho de ferro.

 

A viagem pelos trilhos do mundo continua...

Carlos Pimentel Mendes