Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b110924.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/08/12 12:22:15
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here

Notícias do bonde:

A TRIBUNA, 24/SETEMBRO/2011 (página A-7)


Durante anúncio da nova atração, houve apresentação musical de alunos da Oficina de Choro

Foto: Bruno Miani, publicada com a matéria

Em 2012, bonde terá o seu museu

Da Redação

Um local para contar a trajetória da marca turística de Santos e do meio de transporte que simboliza o renascimento do Centro Histórico. Até o final do primeiro semestre de 2012, o Museu Vivo Internacional do Bonde abrirá as portas para o público.

A futura atração foi anunciada ontem pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), durante as comemorações do 11º aniversário da volta do meio de transporte às ruas centrais de Santos. O equipamento, a ser instalado ao lado da antiga estação do Valongo, irá somar-se ao complexo turístico da área central, que terá ainda o Museu Pelé e a reurbanização dos primeiros armazéns do cais.

"Com o Museu do Bonde, queremos que Santos seja reconhecida como referência mundial na preservação da memória deste meio de transporte, que foi importante para o desenvolvimento das cidades", destaca o chefe do Executivo santista.

O complexo turístico será instalado no Armazém 12ª, cuja estrutura fora retirada da área de cais e remontada ao lado da antiga Estação do Valongo. O galpão passará por reformas para receber trilhos, veículos e objetos relacionados aos bondes.

"Não será uma garagem com algumas peças antigas. A proposta é contar, de uma forma interativa, a história do País e de Santos, a partir dos bondes", destaca o presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SCVB), Luiz Dias Guimarães.

O espaço abrigará, ainda, uma oficina de carpintaria, mecânica e de museologia, que será responsável pela formação de mão de obra para trabalhar na recuperação dos bondes. Um minimuseu ferroviário também equipará o local.

O complexo turístico levará o nome do advogado trabalhista Roberto Mehanna Khamis, falecido em janeiro deste ano. "Mesmo quando muitos eram contra, Mehanna foi um dos maiores defensores da revitalização do Centro de Santos. É, então, uma homenagem justa àquele que sempre defendeu o desenvolvimento da Cidade", sintetiza Papa.

A iniciativa ainda está em fase de capitalização de recursos e é viabilizada por meio de parceria entre Prefeitura, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e empresa Noble.

Atualmente, a Cidade já conta com um acervo de 12 veículos, sendo seis em circulação e o mesmo número em reparo. Os modelos foram doados por entidades brasileiras, italianas, portuguesas, norte-americanas e escocesas.

Bonde Café – Para a próxima temporada de verão, o trajeto turístico terá um sabor especial. O bonde italiano doado pela cidade de Turim (Itália) será adaptado para ter uma cafeteria a bordo.

O projeto, batizado de Bonde com Café, é fruto de uma parceria entre a Administração santista e o Museu do Café. "A ideia foi juntar dois ícones de Santos: o café, que o mundo saboreia e passa pela nossa Cidade, e os bondes", diz Guimarães.

O veículo receberá nova decoração e contará com mesas para 26 pessoas. Os passageiros poderão saborear diversos tipos da bebida, que são comercializados na Bolsa Oficial do Café.


Prefeito espera que Cidade vire referência mundial em preservação

Foto: Bruno Miani, publicada com a matéria

Para a Copa
E o clima da Copa do Mundo de 2014 também marcará os bondes santistas nos próximos anos. Conforme frisa Papa, a marca turística será peça estratégica para atrair uma seleção à Cidade durante a preparação do Mundial. Um dos modelos em operação será caracterizado, assim como o que serviu de homenagem ao Santos FC pelo título da Libertadores da América.