Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b091227.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/27/13 20:02:15
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here

Notícias do bonde:

A TRIBUNA, 27/DEZEMBRO/2009 (página A-7)


Após incidente, a CPFL restabeleceu a rede e o bonde voltou a circular

Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

CENTRO

Curto-circuito na rede interrompe passeio de bonde

Luiz Fernando Yamashiro

Da Redação

Uma explosão seguida de um princípio de incêndio assustou comerciante e passageiros do bonde turístico de Santos no final da manhã de ontem. O incidente foi provocado por um curto-circuito na rede elétrica, interrompendo o passeio e deixando três imóveis sem energia. Entre alguns danos materiais, um comerciante teve queimaduras leves. Os passeios foram retomados às 14h30, aproximadamente.

A explosão se deu por volta das 11h30, na Rua Frei Gaspar - trecho entre a Rua Amador Bueno e a Avenida São Francisco, no Centro. Pessoas que estavam próximas ao local disseram ter ouvido um forte estouro quando o bonde passava em frente a um bar, no número 103 da via. Assustados, os passageiros desceram do veículo e se refugiaram na calçada, em meio a faíscas.

Vladimir Teixeira, proprietário do bar, conta que após a explosão a fiação elétrica começou a pegar fogo, assustando sua clientela. "Corri para dentro do bar e consegui desligar a força. O problema é que estou com as geladeiras cheias de cerveja e está tudo estragando", lamentou, quase uma hora após o ocorrido.

Já José Carlos Caetano, dono de uma gráfica vizinha ao bar, não evitou o fogo em seu relógio medidor de energia. Porém, mesmo com a caixa de força derretida pelas chamas, acredita que teve sorte: o estabelecimento estava fechado na hora do fogo, e ele, por acaso, estava por ali. "Não abri a loja hoje, mas vim tomar uma cervejinha aqui do lado e estava com as chaves".

O comerciante conta que, sob a chuva de faíscas provocada pelo curto, conseguiu abrir a loja e evitar que o prejuízo fosse ainda maior. "Dei muita sorte", acredita. Caetano, que sofreu pequenas queimaduras, disse que iria registrar boletim de ocorrência para tentar o ressarcimento pelas perdas materiais.

Onde foi

O trecho onde ocorreu o acidente foi integrado ao trajeto no último dia 11, cumprindo o projeto de expansão da linha turística. Desde então, o percurso passou a ter 5 quilômetros de extensão

 

Os passageiros do bonde tiveram o dinheiro das passagens devolvido, mas o passeio ficou suspenso.

De acordo com a CPFL, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, a rede da companhia entrou em contato com a rede de alimentação do bonde. Ao se tocarem, os fios geraram um curto-circuito.

A empresa informou ainda que a eletricidade nos imóveis afetados pela pane foi restabelecida no início da tarde. A partir de amanhã, técnicos farão uma vistoria em toda a rede alimentadora do bonde, em busca de pontos vulneráveis.