Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b050207.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/15/05 10:35:28
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

A TRIBUNA, DE SANTOS - 7/FEV/2005


Por causa do grande número de pessoas interessadas no passeio, 
foi preciso colocar o reboque no bonde
Foto: Ricardo Nogueira, publicada com a matéria

Passeio de bonde atrai turistas para o Centro Histórico

Longe do agito das praias, muitos turistas fizeram fila ontem para conhecer o Centro Histórico da Cidade, durante a viagem de bondinho. Embora ainda sem opções para completar o passeio dos visitantes de feriados e finais de semana, essa área tem sido cada vez mais procurada.

Em função do Carnaval e da presença de turistas, foi necessária a colocação do reboque para transportar mais pessoas a cada viagem.

Adiando o programa todas as vezes que vem à Cidade, Sandra Andrioli, de São Bernardo do Campo, estava ansiosa por ver os pontos históricos visitados. "Trocamos a praia por um passeio que alia conhecimento e cultura".

Junto com as amigas Ana Paula Beves e Ermelinda Miloni, ambas de São Caetano do Sul, ela reclamou da falta de placas indicando o local da partida do bonde. "Também não há placas com um resumo sobre a importância histórica dos imóveis e monumentos", completou Ana.

Prestes a entrar no bonde, Eliane Bernencase, de São Paulo, disse sempre ter tido curiosidade de conhecer o Centro Histórico. "Venho sempre a Santos e nunca fiz esse passeio".

Renan Dias, que veio de Belém (Pará) para passar o Carnaval na Cidade, desceu elogiando o trajeto percorrido. "Foi muito legal, é muito bonito esse trecho. Também teremos um bonde recuperado lá no Centro Velho de Belém".

Aumento - Segundo a diretora de Planejamento e Projeto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Luciane Beck, o movimento no bondinho histórico sobe em média 60% nas férias e feriados.

Por mês, cerca de 650 pessoas são transportadas fora da temporada, enquanto nos meses de férias ou feriados prolongados esse número chega a 1.600 aproximadamente.

"O reboque fica como uma reserva, mas praticamente todos os feriados prolongados nós o utilizamos".

Para Luciane, o atrativo do passeio de bonde foi um dos fatores que alavancaram a revitalização do Centro Histórico e trouxeram mais turistas para essa região. "O bondinho sempre fez parte da história da Cidade e agora também transporta as pessoas para outros pontos turísticos recuperados".

A idéia, segundo ela, é estender cada vez mais o trecho percorrido pelo bonde, a fim de ampliar a área visitada no Centro Histórico.

Além dos turistas, Luciane destacou que os próprios moradores de Santos têm vontade de conhecer a história de sua cidade. "É uma volta ao passado, um passeio pela memória de muitos santistas".

Hoje e amanhã, o bondinho funcionará das 11 às 19 horas e durante a semana o horário é das 11 às 17 horas, com exceção de segunda-feira, que é reservada à manutenção do veículo.