Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b020209d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/29/04 17:13:43
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS (página 7) - 9/FEV/2002

CARNAVAL 2002
Ecovias Revista retrata a tradição santista

O texto traça um paralelo entre as várias formas de brincar o Carnaval no País

Matéria de capa da edição de fevereiro, com destaque para a foto do Bonde 15 em pleno desfile de Carnaval, em produção do repórter-fotográfico Tadeu Nascimento, da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a Ecovias Revista traz uma interessante viagem no tempo, revivendo os grandes momentos dos festejos de Momo em Santos. O texto traça um paralelo entre as formas variadas de folia no Rio de Janeiro, Bahia, Recife e, naturalmente, em Santos e litoral.

Os dados remontam ao início das comemorações ainda nos idos de 1858 que, de acordo com o historiador Pedro Bandeira Júnior, teve como grande sensação o Congresso - na verdade, o desfile de integrantes da Sociedade Carnavalesca Santista. Ali nascia, oficialmente, o Carnaval santista substituindo o Entrudo, uma comemoração violenta trazida pelos colonizadores portugueses.

Ilustrada com uma foto da Praça da Independência do século passado e por outras mais recentes retratando foliões com fantasias tradicionais, a reportagem aborda ainda o grande momento do Carnaval santista comemorado com o tradicional corso automobilístico, que tinha como palco a orla da praia e as ruas do Centro. Recorda a incorporação da confete, serpentina e dos bons tempos do lança-perfume, quando era utilizado apenas como diversão.

A matéria faz referência ainda aos primeiros blocos surgidos na Cidade, aos bailes de salão e, finalmente, ao desfile das escolas de samba.

Uma terceira página faz alusão específica ao Carnabonde, a nova forma de comemoração do Carnaval no Centro da Cidade, que acontece hoje, e que tem reunido centenas de adeptos resgatando a tradição da festividade. A matéria apresenta também a programação carnavalesca de São Vicente e Guarujá, sem esquecer da antiga comemoração realizada por anos seguidos na Ponta da Praia e que reunia um grande número de blocos cujos integrantes desfilavam fantasiados de mulher no Dona Dorothéa, Vamos Furar Aquela Onda?

Foto: reprodução, publicada com a matéria

A reportagem aborda ainda o grande momento do Carnaval santista comemorado com o tradicional corso automobilístico