Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b020124.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/25/02 19:15:31
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

24/JAN/2002

ÚNICO MODELO FECHADO EM OPERAÇÃO NO PAÍS SERÁ ENTREGUE AMANHÃ

Tudo pronto para a primeira viagem do Bonde 40, amanhã (26), às 13 horas. Primeira, claro, após 30 anos, quando no início da década de 70 os bondes elétricos de Santos saíram de circulação. Já estão a postos e em grande expectativa os motorneiros Pedro Paulo de Jesus e Ricardo de Souza Dias, e os condutores/cobradores Welcio Francelino da Costa e Renato Ribeiro Santos Jr. As duas duplas vão se revezar, diariamente, na operação do bonde ‘camarão’ e do bonde aberto que circula no centro histórico do Centro desde setembro de 2000. Pedro e Ricardo já têm larga experiência na operação dos elétricos – mais de 16 meses e treinamento nos bondes de Santa Tereza, no Rio de Janeiro.

O Renato já está acostumado a enrolar o dinheiro dos passageiros entre os dedos porque vem atuando no bonde aberto. Para o Welcio, a experiência é nova e ele está ansioso para começar. Os quatro são funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego, responsável pela restauração dos últimos três exemplares de bonde existentes em Santos, incluindo o Bonde 40.

Neste sábado e domingo, como parte das comemorações do aniversário de Santos, as passagens serão gratuitas. Com ponto inicial na Praça Mauá, os elétricos funcionarão das 11 às 19 horas, mesmo horário de terça-feira a domingo. A passagem custa R$ 0,50. Além desse presente, santistas e os milhares de turistas que estão na cidade poderão participar de uma grande festa programada pela Prefeitura, com shows musicais, queima de fogos, exposição de fotos, soltura de balões etc.

Cleide Quintas