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Notícias do bonde:

12/DEZ/2001

RECUPERAÇÃO DO  BONDE CAMARÃO ESTÁ EM FASE AVANÇADA

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) espera entregar até o final de janeiro, totalmente restaurado, o bonde camarão, como era conhecido o bonde fechado. O veículo elétrico está sendo recuperado na sua forma original, desde janeiro deste ano, nas oficinas da empresa. Quando estiver pronto, passará a circular pelas ruas do Centro Histórico, fazendo o mesmo trajeto do Bonde Turístico que já está em operação desde setembro de 2000. Para que nenhum detalhe da configuração interna e externa do bonde deixe de ser reposto, a restauração vem sendo minuciosamente estudada com a ajuda de fotos antigas e da experiência acumulada pelos técnicos no trabalho de outros bondes. Os bancos, por exemplo, foram copiados de um único exemplar remanescente que ainda resistia à ação do tempo.

Para que o serviço fosse executado, o veículo foi dividido em duas partes, a do truck de 4 rodas (uma espécie de chassi) e a da carroçaria. Cada parte teve suas peças confeccionadas separadamente e agora estão sendo recolocadas na fase final da restauração. "No momento estamos só juntando as partes do quebra-cabeças. Tudo está sendo feito da maneira como acontecia na época em que os bondes circulavam pela Cidade, o que é motivo de muito orgulho para toda a equipe de restauração, depois de um ano de trabalho", explica o engenheiro Marcos Rogério G. Nascimento, responsável pela parte elétrica.

Os serviços de marcenaria, funilaria e mecânica foram feitos na própria CET, assim como o de elétrica, que já está completo. Somente as peças que exigiam mão-de-obra especializada foram confeccionadas em outros locais. O bondinho camarão havia sido reformado pela última vez em 1970. Alguns meses depois – fevereiro de 1971 -, os bondes de Santos foram tirados de circulação. Devido às ótimas condições do veículo, acredita-se que ele só tenha circulado por cerca de seis meses, já que alguns componentes ainda estavam lacrados no seu interior, facilitando o trabalho da equipe da CET.

Até o modo de montagem do bonde seguirá os procedimentos da época em que eles eram construídos. Quatro pessoas manusearão macacos especiais daquela época movidos a manivela, que a CET-Santos possuía guardados, e levantarão a carroçaria, para só então o truck ser empurrado para baixo, completando a montagem.