Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b010213.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/15/01 11:00:06
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS (páginas: capa e H) - 13/FEV/2001

Ensaio do ‘Carnabonde’ agita a Praça Mauá 

Ano XII - terça-feira, 13 de fevereiro de 2001 - nº 2.913
Carnaval
Ensaio do ‘Carnabonde’ movimenta o Centro da Cidade

A animação tomou conta da Praça Mauá na tarde de ontem. Pierrôs, colombinas, palhaços, chineses, bailarinas e personagens do folclore brasileiro, fizeram a folia ao som de Oscar Guzella no primeiro ensaio para o Carnabonde.O Centro Histórico de Santos promete ser o palco de uma mistura das festas de antigamente com modernidade do novo século. Para o secretário de Turismo, Luiz Guimarães, “essa breve apresentação já demonstrou que o Carnabonde vai virar uma tradição no Carnaval santista”.

Alunos de teatro da Secult se caracterizaram para a realização da performance

O secretário de Cultura, Carlos Pinto, se empolgou com o acontecimento e, comparou o carnaval no bonde com os que já viveu no passado, “está ótimo, tudo muito bonito, a festa promete ser um sucesso”, declara. José Luiz Sampaio da Cruz, de 47 anos, que passava pela praça no momento da apresentação, quase chorou de emoção. “Na minha opinião o Carnaval é uma das coisas mais belas do mundo. O bonde está maravilhoso, contagiando a todos. O sentimento de nostalgia está me fazendo voltar aos carnavais de quando era criança. O Carnabonde deveria ser instituído no calendário de festas do Município”, sugere emocionado.

O aposentado Antonio Pinto Chaves Junior, de 75 anos, mais conhecido por “Pescadinha”, também estava na praça na hora do ensaio. Ele se considera um dançarino nato, e, inclusive está ajudando a organizar um bloco para sair atrás do bonde. “Estou revivendo os tempos passados, brinco carnaval há mais de 60 anos, comecei com 15 anos de idade. Já saí no Bloco das Misses, no Chineses do Mercado e fui organizador do Baby do Jardim da Infância, que, por dez anos consecutivos, foi campeão invicto nos campeonatos, faço parte da história do Carnaval de Santos”, conta.

Os interessados em adquirir os kits, que contêm uma camiseta e uma máscara e custam R$ 5,00, deverão entrar em contato com a Secretaria de Turismo, Rua José Ricardo, 40, ou através do Disk-Tour 0800-173887 ou 3219-9081. Além das bandas Oscar Guzella e Internacional Betinho, haverá apresentação de Julinho Bittencourt e a Banda Discovery, das 19 às 21 horas.

Voluntárias preparam fantasias para a folia

Com muito capricho e criatividade, as voluntárias do Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura estão trabalhando em mutirão para confeccionar as fantasias, que estarão usando, sábado, no Carnabonde. A festa acontece, a partir das 16 horas, na Praça Mauá (Centro), tendo o Bonde Turístico como puxador dos cordões e blocos. Cortando e costurando os tecidos e colando os enfeites, as voluntárias do grupo Amigos da Solidariedade montavam as golas e chapéus de marinheiro, modelo escolhido em homenagem aos inúmeros navegantes que diariamente chegam e partem de nosso Porto.

A movimentação também acontece nos centros de convivência e instituições que mantêm grupos da Terceira Idade. Muitos montaram oficinas específicas para a confecção das fantasias, que, na sua maioria, fazem alusão aos carnavais de antigamente: colombinas, pierrôs, ciganos, havaianas e piratas, entre outros. O pessoal que quiser participar pode ser inscrever gratuitamente em quatro locais: Centros de convivência (cecons) da Terceira Idade Isabel Garcia (Av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas) e Vida Nova (Av. Presidente Wilson, 143, 3º andar, José Menino, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas), Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, das 13 às 21 horas) e Sesi (Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Zona Noroeste, das 13 às 18 horas). Estar fantasiado é condição essencial para participar do desfile atrás do bonde.

Dentro da programação de Carnaval para os idosos, o FSS também promove um grande Baile de Carnaval, no dia 22, às 14h30, no Clube de Regatas Saldanha da Gama. Os convites gratuitos serão distribuídos, a partir de amanhã, nos dois cecons, Sesc e Sesi. Pelo segundo ano consecutivo, a banda Cai, Cai no CAD, organizada por alunos da EEPSG Cleóbulo Amazonas Duarte, sai pelas ruas da Encruzilhada e do Campo Grande. A concentração acontece a partir das 18 horas do dia 22, em frente ao colégio. Para participar, é exigido um quilo de alimento não perecível. Camisetas, que dão direito a concorrer ao sorteio de uma viagem e de brindes, podem ser adquiridas por 5,00, na escola, no Teatro Municipal e na EEPSG Brás Cubas. As doações e a renda serão revertidas a quatro instituições beneficentes: Casa Caio, Casa do Menor, Anjo da Guarda e Estrela do Amor.

É Carnaval é o tema da exposição coletiva temática, que terá sua abertura, hoje, às 20 horas, na Galeria de Arte Brás Cubas, no 2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão- Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias. Com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e do Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista (Naclip), a mostra, que conta com 40 artistas de Santos, região e grande São Paulo, em um total de 70 obras, poderá ser visitada diariamente, das 14 às 21 horas, até o próximo dia 4 de março. A entrada é franca.

Ano XII - terça-feira, 13 de fevereiro de 2001 - nº 2.913


Esta é uma reprodução da versão eletrônica do Diário Oficial de Santos.