Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b001009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/19/00 12:28:58
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

 09/OUT/2000

BONDE TEM MANUTENÇÃO PERMANENTE

Toda segunda-feira, quem passa pela Praça Mauá, no Centro de Santos, sente falta do bonde turístico, que voltou a circular há menos de um mês, mas já se transformou no xodó dos moradores. É que neste dia, o veículo fica recolhido na garagem do Valongo - ao lado da sede da Guarda Municipal - para manutenção corretiva.

Mecânicos e eletricistas fazem uma revisão total, para corrigir possíveis desregulagens e executar a limpeza das peças. Na parte elétrica, o painel de controle é desmontado e verificado; o pantógrafo (que faz o contato do bonde com a rede aérea) é lubrificado, e as escovas do motor também passam por manutenção.
 
A vistoria mecânica consiste no ‘reaperto’ geral de toda a estrutura da carroceria, motores e chassi, além de lubrificação dos mancais de rolamentos da roda, com uma estopa umedecida em óleo, entre outras coisas.

Além da manutenção corretiva, nos outros dias da semana, antes do bonde sair da garagem, é realizada manutenção preventiva, para garantir a segurança dos usuários. “É feita uma análise geral, principalmente nas peças do freio, para que não ocorra nenhum problema. Ele não sai, enquanto tudo não estiver certo”, afirma o oficial mecânico Yvanny Araújo Cordeiro dos Santos.