Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b000915.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/20/00 10:35:14
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

 15/SET/2000

BONDE VOLTA AOS TRILHOS

Um pouco da história do transporte coletivo de Santos está sendo resgatada pela Prefeitura de Santos. Quase 30 anos depois do último bonde circular na Cidade, um exemplar da década de 20 sai da garagem da Companhia de Engenharia de Tráfego totalmente restaurado nas suas características originais. Ali, ele permaneceu por 10 meses como um paciente na UTI. Por horas, dias e meses a fio foi tratado e recuperado com zelo e carinho por um grupo de funcionários da CET, com o apoio de técnicos do Rio de Janeiro que operam os bondes de Santa Tereza.

No próximo dia 23, às 16 horas, o projeto que conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Turismo (Setur), e foi o mais fotografado e filmado do país nos últimos tempos, estará inaugurando a linha turística do Centro, integrando o projeto de revitalização da região histórica de Santos. O bonde não estará sozinho: ele vai puxar um reboque do final do século 19, também recuperado pela CET, e será conduzido por dois motorneiros, funcionários da Companhia e treinados para essa função no RJ.

A tripulação será completada por dois cobradores da CSTC que atuarão como condutores (denominação da antiga função de cobrador nos bondes). Outros quatro ex-motorneiros e condutores dos antigos bondes estarão no interior do veículo elétrico contando suas histórias e experiências.

Com 1.700 metros de trilhos que constituem a via permanente e respectiva rede aérea em fase de conclusão, o bonde fará o seguinte trajeto: Praça Mauá, Rua General Câmara, Praça Rui Barbosa, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco, Ruas Augusto Severo e Cidade de Toledo, voltando ao ponto inicial.

Foto: Benê Pontes/divulgação - Prefeitura Municipal de Santos

Nova circulação -  Para possibilitar a circulação do bonde turístico, haverá necessidade de se alterar o sentido de algumas ruas do Centro. O projeto executivo desenvolvido pela CET incorporou diversas sugestões dos comerciantes e entidades representativas do Centro. Na tarde de hoje ocorreu novo encontro na Associação Comercial em que a Setur e a CET finalizaram o projeto após a aprovação desses segmentos. A nova circulação será implantada já na quarta-feira (20/9), a partir das 8 horas, e altera as seguintes vias:

Rua do Comércio fica com sentido da Praça Rui Barbosa para a Rua Comendador Neto.

Rua Augusto Severo terá sentido da Praça Barão do Rio Branco para a Rua General Câmara.
 
Rua Conde D’Eu, da Rua do Comércio para Rua Tuiuti.

Rua XV de Novembro, da Rua São Leopoldo para Rua do Comércio.

Rua Comendador Neto circulará em mão dupla para acesso local.

Rua Visconde de Vergueiro fica com sentido da Rua Gonçalves Dias para a Rua São Bento.