Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b000726.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:03:00
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

26/JUL/2000

"VOVÔ SABE TUDO" TREINARÁ MOTORNEIROS E CONDUTORES

Os quatro idosos selecionados pelos técnicos da Seção de Atenção à Pessoa Idosa, da Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania (Seac), para participar do Projeto Vovô Sabe Tudo como motorneiros e condutores, em uma parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Secretaria de Esportes e Turismo (Setur), passarão por treinamento nos próximos dias 31, e 1 e 2 de agosto.

As atividades acontecerão, sempre às 9 horas, na sala de treinamento da CET. Ainda como parte da programação está prevista uma visita dos vovôs aos locais que cobrem o trajeto de circulação do Bonde Turístico, no Centro Histórico de Santos. A previsão é de que o bonde comece a circular a partir de meados de agosto. Estão convocados: Adhemar Érico do Nascimento, 64 anos; Aderbal de Godoy, 70 anos; Aírton Silva Reis, 69 anos; e José Soares Fontes, 73 anos.

Todos foram escolhidos em um processo de seleção que contou com a participação de 12 antigos motorneiros e condutores dos bondes santistas, que se inscreveram em busca de uma vaga no Vovô Sabe Tudo. Também foram aprovados na avaliação os ex-motorneiros Josué Jerônimo de Campos e Antônio da Silva, que aguardarão a ampliação dos postos.

No treinamento serão abordados diversos temas, como por exemplo a transmissão de conhecimentos e valores, noções de turismo, esclarecimentos sobre os projetos, entre outros. A coordenação das atividades estará a cargo de integrantes da Seac, Setur e CET.

Valorização - O Projeto Vovô Sabe Tudo faz parte do Programa de Valorização do Idoso implantado pela Seac em 1998. O objetivo é dar à pessoa idosa a possibilidade de transmitir aos mais jovens toda experiência profissional acumulada ao longo da vida, seus conhecimentos, habilidades e aptidões.

O grande desafio desta relação é conseguir o sucesso na reaproximação e na troca de informações entre as gerações, estimulando a convivência saudável entre os jovens, especialmente crianças e adolescentes, e os mais velhos. Ao participar do Projeto Vovô Sabe Tudo o idoso também tem sua auto-estima valorizada, já que além de estar sendo útil profissionalmente o integrante recebe mensalmente a ajuda de custo de um salário mínimo em reconhecimento aos ensinamentos prestados.

Interessados - Para ser um vovô basta se cadastrar na Seção de Atenção à Pessoa Idosa, às quintas-feiras, das 8 às 12 horas. Podem participar homens e mulheres a partir dos 60 anos, que tenham renda de até cinco salários mínimos (serão priorizados os candidatos com renda mais baixa); que sejam moradores em Santos; que tenham domínio sobre o que pretendem ensinar.

Feito o cadastramento, o interessado passa por testes de conhecimento e habilidade e também por avaliação psicológica e treinamento. Os idosos selecionados devem cumprir 16 horas semanais de atividades. Como benefício, eles recebem um salário mínimo mensal. Mais informações: 251-2246.