Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed130p.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/02/04 10:06:12
Edição 130 - Abr/2004

Patrimônio

Cuiabá restaura igreja

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é tombada pelo Sphan

Interditada em função de problemas estruturais, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, Mato Grosso, já está sendo recuperada com apoio da Monsanto, que doou R$ 439,4 mil ao Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso. A empresa atua no Estado desde o ano passado, onde instalou no município de Sorriso uma estação de pesquisa em melhoramento genético de soja, com investimentos de US$ 1 milhão. Segundo Rodrigo Almeida, diretor de Assuntos Corporativos da Monsanto, a verba faz parte de uma série de ações que a empresa pretende desenvolver no Mato Grosso.

Construção é datada de 1723

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é a mais antiga de Cuiabá, com data de construção estimada em 1723, a única das quatro primeiras construções de Cuiabá a resistir ao tempo. A capela de palha dos negros caiu pouco depois de levantada; a do Bom Despacho foi destruída em 1914, para ser edificada a atual, de estilo gótico. E a catedral foi posta abaixo para ser levantada a atual. A de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é o único monumento setecentista de Cuiabá a conservar as linhas arquitetônicas e artísticas originais. Ela foi tombada, em 1975, pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), e, em 1987, pela Fundação Cultural de Mato Grosso.

O Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Mato Grosso conta com o trabalho de 40 voluntários. "Por sermos referência cultural e os guardiões da memória do Mato Grosso, fomos escolhidos pelo Governo estadual para supervisionar a obra e administrar os recursos", afirmou João Carlos Ferreira, presidente do instituto. 
Segundo Antônio Marcos Rachid Jaudy, coordenador de Projetos de Restauração da Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso, a construção da igreja é diferente da tradicional da engenharia de hoje. "Ela é toda feita em taipa, está com diversas rachaduras e necessitando de reparos em seu revestimento, cobertura, pintura e piso, entre outros itens. Em 1970 ela passou por uma reforma para ter sua arquitetura original recuperada, mas hoje está em péssimo estado de preservação", contou Jaudy.


Edificação foi tombada em 1975 e em 1987

A Coordenadoria do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Mato Grosso também acompanhará a obra. Odir Buriti, o responsável pela entidade, considera importante a parceria com a Monsanto. "A igreja é o ícone da cidade. A festa mais tradicional, de São Benedito, ocorre nela. A tradição de Cuiabá está nessa igreja. Assim, acho de grande papel social ver uma empresa ajudar a sociedade a restaurar sua memória. Esse dinheiro vai ajudar a custear a obra, que recebeu verba do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional".


Igreja é o ícone de Cuiabá