Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed117b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/28/03 23:06:26
Edição 117 - FEV/2003 

Opinião 

Todos contra a dengue

Geraldo Alckmin (*)

Há problemas que só a ação do poder público não é suficiente para resolvê-los. É necessária e imprescindível a mobilização e participação efetiva da população. Esse é o caso, por exemplo, do combate à dengue.

O Estado de São Paulo conseguiu reduzir os casos de dengue e os números indicam queda nos dois últimos anos. Este ano, a doença não chama mais a atenção no Litoral Sul, onde foram registrados muitos casos em 2002.

Alckmin: "Vamos vencer"
Mas, apesar disso, ainda há surtos atingindo as cidades da Região Metropolitana de São Paulo e do nosso Interior. O calor e a freqüência das chuvas colaboram para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypt. Detectado o foco, o Governo do Estado aciona a Sucen, a Superintendência de Combate a Endemias, que, com equipes especializadas e os venenos adequados, entra em ação.

Em Jandira e Itapevi, na Grande São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde está distribuindo cerca de 20 mil tampas de caixa d’água para moradores que residem em locais com deficiência na infra-estrutura urbana. Além de proporcionar o tratamento de pessoas contaminadas. Todo esforço é para eliminar o vetor da doença, que é o mosquito, o Aedes Aegypt.

Não há vacina que possa impedir a doença. Tampouco, remédio que mate o vírus. Daí a importância da prevenção. Para isso, é fundamental que a população tenha consciência da importância da sua participação no combate aos criadouros. É preciso eliminar os focos do mosquito transmissor e os principais são domiciliares. Em cerca de 90% dos casos, o foco está na casa das pessoas, no terraço, dentro da casa, no quintal. Então, é preciso todo o cuidado com vasos; o pratinho do vaso, não pode ter água parada; os pneus e o entulho no quintal, a caixa d’água, que precisa ser coberta. São os locais com maior incidência de larvas do mosquito.

Para realçar a importância da prevenção e promover combate efetivo aos focos da doença, promovemos no dia 22/2/2003 o Dia Metropolitano de Combate à Dengue em São Paulo. Nesse dia, mobilizamos a sociedade, contando com a participação de agentes de saúde, associações de bairros, entidades do 3º setor, com distribuição de panfletos, palestras em escolas, comércios e associações.

Vamos vencer essa guerra contra o mosquito transmissor da dengue. Esse é o esforço e eu tenho certeza de que todos vão ajudar, porque, assim fazendo, estarão protegendo a sua saúde, a da sua família e colaborando com a saúde de toda a população.

(*) Geraldo Alckmin é governador do Estado de São Paulo.