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CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (20)

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Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):


Chassis de "pescoço de ganso" de 40 pés com uma caixa de 9 pés 6 polegadas de altura

Chassis - Sea Containers oferece uma gama extensa de chassis padrão e especiais para aluguel a curto ou a longo prazo a partir da maioria dos seus depósitos nos Estados Unidos. Os chassis podem ser alugados com containers como um conjunto ou só por si. Estão à disposição termos do Master Agreement e para a redução dos custos administrativos também é oferecido um plano de Proteção contra Danos a Custo Fixo da Sea Containers.

A maioria dos chassis da Sea Containers pode transportar um gerador diesel fixado na parte inferior para acionar containers refrigerados. O uso destes geradores distribui a carga uniformemente por toda a largura entre os eixos do chassis e por esta forma otimiza a carga útil total.

A frota de chassis é mantida regularmente pela Sea Containers. Todas as unidades estão equipadas com registradores de quilometragem e com tampões das rodas especiais com aviso sonoro para minimizar o furto de pneus.

Todas as cargas úteis do chassis citadas se baseiam num trator de 17.000 libras com uma distância entre os eixos de 187 polegadas e são os valores máximos permitidos nas estradas dos Estados Unidos da América. Contudo, a maioria dos chassis pode transportar cargas úteis muito superiores às indicadas como limite legal.

Os chassis da Sea Containers são construídos para obedecerem aos vários regulamentos em vigor à data do seu fabrico, incluindo os padrões US DOT, AAR, TOFC e FMW e os regulamentos estatais e federais dos Estados Unidos da América quanto a peso e carga. Alguns tipos de chassis também se encontram disponíveis noutros países.


Quando é necessário acesso limitado pela parte lateral, só é necessário
retirar uma das três seções removíveis do container de abertura lateral

Chassis padrão - A frota padrão é composta por chassis de 23 pés 6 polegadas para transporte de um container ISO de 20 pés, um chassis de armação direta de 40 pés para transporte de um container padrão de 40 pés e um chassis em "pescoço de ganso" de 40 pés para transporte de um container de 40 pés ISO. O "pescoço de ganso" no chassis de 40 pés permite o transporte de containers de 9 pés e 6 polegadas de altura sem exceder as exigências máximas, quanto à altura, dos Estados Unidos da América.

A carga útil legal para o chassis de 23 pés 6 polegadas é de cerca de 43.000 libras e de 543.200 libras para as unidades de 40 pés, dependendo dos regulamentos locais quanto à carga e do tipo de trator a que a unidade está acoplada.

O chassis de 40 pés com oito trincos rotativos também está disponível para transporte de um container de 40 pés ou um ou dois containers de 20 pés.


Um chassis deslizante de 27 pés com um tanque de 24.000 litros

Chassis deslizante de 27 pés - As cargas do chassis são rigorosamente limitadas pela fórmula aplicável a pontes dos Estados Unidos. O chassis deslizante de 27 pés tem um conjunto traseiro em tandem deslizante que aumenta o comprimento da distância entre os eixos, permitindo o transporte de um container de 20 pés com um peso bruto de 47.543 libras - cerca de 10% superior ao chassis normal de 23 pés 6 polegadas.

Chassis de armação dobrável de 43 pés para containers-tanque - Este chassis foi desenvolvido especificamente para o transporte de containers muito pesados, especialmente containers-tanque de 20 pés.

As posições da quinta roda e dos pinos-rei lhe proporcionam a capacidade de transporte de uma unidade de 20 pés montada centralmente com um peso bruto até 53.970 libras - o que é muito superior à carga útil do container de 20 toneladas. A armação descida dá uma altura de carregamento 15 polegadas inferior à normal, o que é útil para o transporte de containers de 20 pés e 9 pés 6 polegadas de altura. A extensão traseira de 10 pés do chassis pode ser constituída numa plataforma, se for necessário.

Esta unidade está equipada com dispositivos de apoio de alcance extra-longo, os quais quando distendidos fazem inclinar o chassis, tornando fácil a descarga completa de containers-tanque. Braçadeiras de apoio de tubos flexíveis ou mangueiras também estão instaladas na armação.


Chassis de armação dobrável de 43 pés numa fábrica de produtos químicos nos EUA

Chassis de carga útil elevada de 40 pés - O chassis de carga útil elevada em "pescoço de ganso" de 40 pés, para além de transportar uma unidade de 20 pés, tem a possibilidade de transportar uma unidade de 20 pés montada centralmente com um peso bruto até 52.600 libras. A extensão de 10 pés na parte traseira do chassis constitui uma plataforma de forma que containers de 20 pés possam ser facilmente carregados quando se encontram sobre o chassis. Também pode transportar um container de 30 pés montado na parte traseira com um peso bruto de 56.000 libras.

Chassis de 45 pés e 48 pés em "pescoço de ganso" - Com o uso de containers de 45 e 48 pés de comprimento em aumento crescente, está presentemente disponível um chassis extensível de 40 pés. Este chassis pode transportar um container de 40 pés, 45 pés ou 48 pés e é desenhado para um peso bruto máximo de 67.200 libras no caso das unidades de 40 pés e 72.800 libras para comprimentos de 45 ou 48 pés. O chassis está equipado com tandem traseiro deslizante.

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