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CONTÊINER...
O contêiner (7)

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Este artigo foi apresentado em palestra de representante da empresa Carioca Containers Ltda. num seminário sobre conteinerização ocorrido em 1984, tendo sido extraído do livro O Transporte Marítimo Internacional, de J. Clayton Santos.

Vale citar que contêiner é a grafia portuguesa para a forma inglesa container, adotada nesse artigo:

Movimentação de conteineres no cais especializado Delwaidedock 
(com 4,7 km de comprimento) do porto de Antuérpia em 1998, 
quando esse porto da Bélgica movimentou 1.469.949 TEU
Foto: Guido Coolens n.v., Antuérpia

O Container

TERMINOLOGIA DA CONTEINERIZAÇÃO - Procuramos nesse capítulo dar algumas explicações aos principais termos empregados no transporte e utilização dos containers. Pelo fato de a conteineriação de mercadorias ser uma inovação do ramo dos transportes, surgiram vários neologismos para identificar os equipamentos e as operações desse novo sistema de unitização internacional de cargas.

Esses termos, na maioria das vezes, são codificados ou sincopados, formando abreviaturas ou short names, fazendo com que os usuários pouco acostumados a essa nova terminologia tenham realmente grandes dificuldades na correta interpretação.

BIC - Bureau International des Containers. É uma associação formada pelos fabricantes e proprietários de containers com a finalidade de padronizar as siglas e as nacionalidades dos seus equipamentos.

BIC-code - Código do BIC para identificação dos containers. Esse código é composto de 14 caracteres, distribuídos da seguinte maneira:

3 letras do alfabeto latino para o código da nacionalidade do container. A sigla oficial do Brasil, padronizada pelo BIC, é BRX.

4 letras, para a identificação do proprietário, sendo a última dessas letras sempre o "U", que tem a finalidade de indicar que o container é registrado pelo BIC. Ex. INTU (container pertencente à Interpool), SCIU (Sea Container Inc.), ICSU (Integrated Container Service Inc.).

7 dígitos para indicar a numeração e série do container.

Bogie - jogo de rodas de um reboque, geralmente removíveis.

Box - Expressão de língua inglesa, o mesmo que container.

Break Bulk Cargo - Carga solta ou convencional. essa expressão indica qualquer carga fracionária, embarcada em suas embalagens convencionais, isto é, não conteinerizada.

Chassis - Armação dos reboques dos caminhões sem o jogo de rodas.

Containership - Navio porta-container.

COFC - Container on Flatcar - Container sobre um vagão-plataforma.

CTO - Combined Transport Operator - É um transitário ou freight forwarder, que oferece o transporte intermodal (door to door). Termo sinônimo de Multi Modal Transport Operator (MMTO).

Datafreight Receipt - Documento que confirma que o container foi recebido para o despacho ou embarque. Assemelha-se a um Bill of Lading, porém não constitui um título de crédito.

FCL - Full Container Load - Quando a carga despachada, ou recebida por um usuário, preenche totalmente a capacidade do container.

LCL - Less than Container Load - Quando a carga despachada, ou recebida, não preenche a capacidade total do container.

Nota: esses termos são pouco usados no Brasil, uma vez que a groupage - a consolidação marítima - ainda não está difiundida em nosso Paìs.

Piggyback - Sistema de transporte intermodal, no qual os reboques com os containers neles acoplados são transportados em vagões ferroviários ou em navios.

Stuff (to) - Encher o container com mercadorias, sinônimo de to pack, antônimo de to unstuff, to strip, to unpack. Essas expressões são também traduzidas em nossa língua como ovar e desovar o container.

TEU - Tweenty-foot Equivalent Unit - Unidade de 20 pés ou eqüivalente. Esta sigla é muito usada para indicar a capacidade dos navios, ou para estatísticas de movimentação de containers. Exemplo: "navio de 1.000 TEU" significa um navio com capacidade para transportar 1.000 unidades de 20 pés, ou eqüivalente em outras unidades ISO. Esta sigla também é conhecida como TFE - Tweenty-foot Equivalent.

TOFC - Trailer on Flatcar - Reboque sobre um vagão-plataforma.

Unidade de Carga - É a parte do equipamento de transporte adequada à unitização de mercadorias a serem transportadas, passível de fácil transferência e movimentação durante o percurso e em todas as modalidades de transporte utilizadas. Nesse sentido, os containers são considerados unidades de carga.

Quanto à modalidade, o transporte de carga unitizada pode ser:

Modal ou Unimodal - Quando a unidade de carga é transportada diretamente, utilizando um único veículo, em uma modalidade de transporte e com apenas um contrato de transporte.

Segmentado - Quando se utilizam veículos diferentes, de uma ou mais modalidades de transporte, em vários estágios, sendo contratados separadamente os vários serviços e os diferentes transportadores que terão a seu cargo a condução da unidade de carga do ponto de expedição até o destino final.

Sucessivo - Quando a unidade de carga, para alcançar o destino final, necessitar ser transbordada, para prosseguimento, por um ou mais veículos da mesma modalidade de transporte, abrangidos por um ou mais contratos de transporte.

Intermodal ou Multimodal - Quando a unidade de carga é transportada em todo o percurso utilizando duas ou mais modalidades de transporte, abrangidas por um único contrato de transporte.

 

Veja mais:
Dicionário de um novo tempo

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