Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20030807.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/07/03 22:15:38

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

NOSSO IDIOMA CURIOSO E DIVERTIDO
A importância de um título

Este texto de autor anônimo mostra claramente a importância do título. Muitas vezes, é o título que define todo o sentido. Em outras, o título pode mudar todo o sentido de um texto (imagine, por exemplo, um elogio rasgado à honestidade de um cidadão, com o título "Ao ladrão Fulano de Tal": tudo o que vier a seguir será encarado como uma ironia, o que não aconteceria sem esse título).

Aliás, os jornalistas bem sabem a importância do título em uma reportagem: é pelo título que o leitor vai decidir se lerá ou não o texto. Ficaram famosos títulos equivocados como "O mundo chora o papa defunto", em que se lamentava a morte de um papa e não as desventuras de um agente funerário, ou "Violada no auditório", em que certo cantor chateado jogou seu violão para o público...

Bem, leia o texto e SÓ depois selecione o espaço entre os colchetes vermelhos para ver o título (mantenha pressionada a tecla principal do dispositivo apontador - mouse - e arraste a seta entre os dois colchetes). O que parecia sem sentido ganhará significação clara então:

[ Empinando pipa ]

Um jornal é melhor do que uma revista. Um cume ou encosta é melhor do que uma rua. No início parece que é melhor correr do que andar. É preciso experimentar várias vezes. Prega várias partidas; mas é fácil de aprender. Mesmo as crianças podem achá-lo divertido.

Uma vez com sucesso, as complicações são minimizadas. Os pássaros raramente se aproximam. Muitas pessoas, às vezes, fazem-no ao mesmo tempo, contudo isso pode causar problemas. É preciso muito espaço. É necessário ter cuidado com a chuva, pois destrói tudo. Se não houver complicações, pode ser muito agradável. Uma pedra pode servir de âncora. Se alguma coisa se partir, perdemo-la e não teremos uma segunda chance.

(autor desconhecido)

Contribuição da professora Elizabeth Franco, da Escola Municipal de Educação Fundamental "Bernardo José Maria de Lorena", de Cubatão/SP