Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20001231.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/26/00 16:42:25

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

NOxxO IDIOMA
A língua do 'x'

Fritz Utzeri (*)

(Uma coluna em novilíngua globalizada, na qual o famigerado "s" do atraSo dá lugar a seu substituto tecnológico, moderno, dinâmico: o "x", de Xantia, Xara, Xuxa, Sedex, Fedex, Xerox, Gumex (in memoriam) e... xixi!).

Você xabe o que é a Hoechst? Você conxegue ler Hoechst xem vacilar? Você tem alguma idéia de como xe pronuncia Hoechst? E xe lhe dixxerem que a emprexa é alemã, você a identificaria com A - Adolfo Hitler, B - Xegunda Guerra Mundial, C- Campo de concentração, D - Muro de Berlim, E - Remédios e produtos químicos? Conxiderando que o nome Hoechst é quebra-língua em 2 mil 500 idiomax, incluindo o Urdu, ox marqueteirox extão tentando convencer a diretoria da multinacional a mudar o nome da emprexa, de preferência inxerindo nela algunx "x", o que vai facilitar a leitura e identificação.

Axxim, xugerem Hoechxt, ou ainda Hoexhxt, ou talvez Hoechaxx ou, finalmente Hoechax. Tudo em nome da clareza. Além dixxo, convém dixxociar o nome da empresa do nome da Alemanha. Uma pexquixa feita em paíxex da América Central, no Ceilão e no Texax, revelou uma imagem muito negativa, geralmente axxociada a eficiência, max levando depoix à guerra, dextruição e extermínio. Deu cerveja, Bach e Beethoven também - vá lá - max apenax rexidualmente. O problema da Hoechst é que xeux diretorex xão unx idiotax, incapazex de perceber a importância do marquetingue moderno, globalizado. Exxex alemãex...

Max não é xó. Dizem que o Papa chamou o cardeal camerlengo e comentou, preocupado: "Vem cá, você não acha que DEUS, com "s", está meio paradão, fora de moda?" O camerlengo consultou os marqueteiros do Vaticano e veio com uma sugextão capaz de revolucionar o paraixo: DEUX! (Podia dar um certo ar politeíxta na França, mas ixxo foi conxiderado xecundário).

Agora que a onda da PetroBrax acabou, que tal verificar quem foi o rexponxável pelo dexperdício de maix de R$ 700 mil? Exxa quantia foi paga à emprexa UND, contratada xem licitação, por "notória expecialização" (xó xe for em fazer bexteira), para bolar um novo nome e xímbolo para a extatal. A UND já embolxou o dinheiro max deveria xer obrigada a devolvê-lo em dobro aox cofrex da Petrobras, já que xuax propoxtax cauxaram um efeito diametralmente opoxto ao previxto.

Xe há alguma xeriedade no uxo do dinheiro público no Braxil (pelo jeito parece extar começando a haver), o Xr. Reichxtul deve pedir o dinheiro de volta ou procexxar a emprexa por danox moraix cauxados. Quanto vale no mercado internacional um vexame dexxex? E deveria também reavaliar o papel dox conxultorex, expecialmente o do pai da criança, Alexandre Machado. Ao anunciar a nova marca e o novo nome aox jornalixtas, ele parecia deter o xegredo da pedra filoxofal.

Xó imbecix como nóx, a opinião pública, não parecíamox pérceber qual era o "x" do problema. O xupracitado conxultor e o dexigner, Norberto Chamma, dono da UND, citaram pexquixax de opinião e extão agora no obrigação de torná-lax públicax. O Jornal do Brasil e O Globo conxultaram xeux leitorex e o repúdio à PetroBrax foi exmagador. Onde foi feita a pexquixa? Nalguma lua de Xaturno?

Aliáx, uma dax maiorex embromaçõex dox tempox modernox e globalizadox rexide nox conxultorex. O que é exatamente um conxultor? Em geral (há exceções) é algum poço de ignorância, ganhando um xalário fabuloxo para dizer obviedadex e coixax que a direção das emprexax quer ouvir. Já fui alto executivo de uma dax maiorex multinacionaix do mundo, na área de telecomunicaçõex, durante cinco longox anox, e poxxo jurar que jamaix vi um conxultor ter uma ximplex idéia original. Conxultor é, geralmente, o nome genérico para embromador.

Digo ixxo de cadeira. Já fui conxultor (de texto) durante doix anox de uma grande rede de TV braxileira. Pagavam muito bem, em dólar, max jamaix dexcobri o que queriam de mim. Nunca me perguntaram nada; quando eu perguntava, desconversavam. Axxim, não pude dar uma ximplex idéia. Um dia, durante uma operação de reengenharia (andava de moda naquela época e xignificava apenax botar um monte de gente na rua e deixar o rexto trabalhando o dobro pelo mexmo xalário), dexixti da conxultoria. Jamaix ganhei dinheiro tão fácil.

O TCU, o Minixtério Público, o Parlamento e a imprenxa extão na obrigação de invextigar direitinho exxa operação, devido ao montante de dinheiro envolvido e que teria xido gaxto melhor em operaçõex de controle ambiental e de reciclagem profixxional dox milharex de empregadox que a Petrobrax tem demitido.

Do epixódio convém rexxaltar um fato. Apexar de tudo, é inquextionável que alguma coixa mudou para melhor no Braxil. Prexxionado pela opinião pública, FH mandou para o expaço a troca de nome da Petrobras. A PetroBrax durou merax 48 horax. O que cauxa expanto é a conxtatação, cada vez maix evidente, de que ox noxxox governantex vivem no mundo da Lua. Dexconhecem totalmente o Braxil. Não xão capazex de ouvir a voz rouca dax ruax. Que o Xr. Reichxtul não entenda o Braxil, não tenha compromixxo com a xua Hixtória, vá lá.

Max que FH tenha autorizado a troca é duro de engolir. O poder tem extranhax propriedadex. A amnéxia parece xer uma delax. A geração de FH e a que a precedeu lutou na campanha do "O Petróleo é nosso", certamente a maix memorável afirmação de xoberania que exte paíx já viu. O que deu na cabeça da FH? Pelo jeito ele não exqueceu xó o que excreveu, max também o que viu. Mas o nosso país resistiu...

(*) Fritz Utzeri é diretor de redação do Jornal do Brasil. O texto foi publicado nexxe jornal, na edição de 31 de dezembro de 2000, página 9 (Opinião), seção Converxa com o Leitor.

OBS.: O MNDLP manteve a forma utilizada pelo jornal, mas não concorda com a grafia de "Petrobras", entendendo que a forma correta é "Petrobrás".