Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20001027.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/28/00 12:06:26

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

MNDLP promove apresentação musical (1)

Com grande presença cênica e um estilo que a muitos lembrou o de Elis Regina, Kika Kika Willcox (foto: Pimentel)Willcox apresentou no dia 27/10/2000 um espetáculo de música popular brasileira promovido pelo Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa (MNDLP) em dependências do Sesc/Santos.

Participaram da apresentação também as cantoras Sonia Rocha, Giovana Razuk e Caroline Roldan. Integram o grupo os músicos Aguinaldo Pereira (violão e guitarra), Chico Willcox (contrabaixo), Theo Cancello (piano), Igor Willcox (bateria), Bruno Silveira e Rosemberg (percussão). Os arranjos musicais foram preparados por Chico Willcox, Paulo Cezar Willcox (em memória) e Aguinaldo Pereira e a apresentação teve ainda o apoio cultural de Estudio K2 Gravações & Ensaios, da Bioflora Produtos Naturais e do próprio Sesc/Santos. O som foi fornecido por Studio A.

O aplaudido espetáculo incluiu músicas próprias de várias gerações da MPB e composições próprias: Canta Brasil (David Nasser/Alcir Pires), Areia (Kika Willcox/Paulo Maymone), Tenho Sede (Gilberto Gil), Canoa Canoa (Nelson Ângelo/F.Brant), Boi da Beira (João Bá/Jordano Mochel), Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa), A Gandaia das Ondas (Lenine), Marinho (Kika Willcox/Julinho Bittencourt), Assentamento (Chico Buarque), Agnus Dei (João Bosco/Aldir Blanc), Usina (domínio público), Cai Dentro (Baden Powell/Paulo C.Pinheiro), Sonhador (Kika Willcox), Valsa dos Músicos (Mutinho/V.Moraes) e Muito Obrigado (Djavan). No final, por exigência do público, os artistas tiveram que bisar a apresentação de várias músicas...

Kika Willcox (foto: Pimentel)

Durante o espetáculo, Kika destacou que "o MNDLP visa a promover, difundir e valorizar o uso do idioma pátrio, assim como defendê-lo do abuso dos estrangeirismos, que acabam por desfigurá-lo, dificultando a comunicação e distorcendo a realidade.

"O Movimento, em seu propósito de incentivar a reflexão, o espírito crítico e recuperar a auto-estima do brasileiro e seus mais importantes valores sociais e cívicos, busca, ao lado da Língua, resgatar as artes, o teatro, a música, enfim, a excepcional cultura nacional.

"O Movimento nasceu em Santos e já se espalha por todo o território nacional e pelo mundo: esta cidade está voltando a ser a vanguarda, os bons tempos estão voltando!", completou a artista.

Kika Willcox (foto: Pimentel) Kika Willcox (foto: Pimentel)
Kika Willcox (foto: Pimentel) Giovana Razuk (foto: Pimentel)
Kika Willcox (foto: Pimentel)
Giovana Razuk (foto: Pimentel) Foi grande a participação do público (foto: Pimentel)
Caroline Roldan e Sônia Rocha (foto: Pimentel) Caroline Roldan e Sônia Rocha (foto: Pimentel)
Caroline Roldan e Sônia Rocha (foto: Pimentel) Sônia Rocha (foto: Pimentel)
Sônia Rocha (foto: Pimentel) Os artistas, no (quase) encerramento do espetáculo (foto: Pimentel)
Os artistas, no (quase) encerramento do espetáculo (foto: Pimentel)
Os artistas, no (quase) encerramento do espetáculo (foto: Pimentel)

Durante o espetáculo, pela primeira vez o MNDLP colocou à disposição do público camisetas com mensagem alusiva à defesa do idioma português.

Vejam também as imagens captadas por Franz Hildinger...