Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20000818.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/23/00 17:52:20

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

NOSSO IDIOMA
Guerra da língua

Geraldo Carneiro (*)

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) acaba de aprovar projeto que proíbe e pune o uso de palavras e expressões estrangeiras por pessoas físicas e jurídicas. Não parece coisa de xiita, caro leitor? Pois não é. Muitos países civilizados criaram legislações semelhantes, para conter o domínio do inglês sobre suas línguas. Caso contrário, vai perpetuar-se o atual fuck in the doll, ou, em bom português, ferro na boneca.

Já sei, você dirá que as línguas sempre canibalizam umas às outras. Pode crer. O português, por exemplo, é um verdadeiro sururu de capote, um samba-lelê com diversas outras línguas do mundo, inclusive africanas e indígenas. Faz parte do jogo. Só que, nos últimos séculos, os três impérios sucessivos de língua inglesa (o próprio império inglês, o americano e o da informática) tornaram cada vez mais desigual essa suruba lingüística entre Davi e Golias.

De qualquer maneira, é preciso conter o uso indiscriminado da língua inglesa, quase sempre fazendo parte de estratégias de engodo e exclusão. Os edifícios do Sérgio Naya e certas expressões do economês de nossos mandatários são exemplos do inglês a serviço da vigarice política ou mercadológica, tal como os antigos parangolés latinos de padres e magistrados.

O pessoal da informática também exagera. Expressões como screensaver e download parecem-me perfeitamente permutáveis por guarda-telas e descarregar. Aliás, o melhor exemplo do abrasileiramento vocabular talvez seja o futebol que, como assinalou o filólogo Millôr Fernandes, foi aos poucos adaptando quase todo o seu vocabulário específico: corner virou escanteio, foul virou falta etc.

Em suma, mesmo beirando o ridículo, temos que brandir o tacape de I-Juca Pirama contra os punhos de aço do Super-Homem. Do contrário, no bangue-bangue das línguas, seremos somente o cocô do cavalo do bandido.

(*) Geraldo Carneiro é poeta e dramaturgo. Artigo publicado no jornal O Dia, do Rio de Janeiro, em 18/8/2000.