Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20000203.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/03/00 00:59:36

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

MNDLP NA IMPRENSA
Jornal A Tribuna - Santos - 3/2/2000 - Pág. A8

Idioma

Movimento visa a defesa do Português

Da Reportagem

Representantes de partidos políticos, estudantes, jornalistas, associações de pais e mestres e outros segmentos da sociedade participaram, na noite de segunda-feira, de uma reunião no Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) com o objetivo de criar o Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa.

Foram apresentados os projetos de lei do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B) e da deputada estadual Mariângela Duarte (PT), que tratam do assunto.

O objetivo do encontro foi discutir e procurar alternativas para divulgar idéias do movimento. "Na França, toda a palavra estrangeira é colocada entre aspas e traduzida por uma similar em francês. Por quê, no Brasil, se escreve delivery no lugar de entrega em domicílio?", disse Suely Tarpani, vice-presidente do PC do B em Santos.

O presidente do Sindicato dos Petroleiros, Cláudio Francisco Negrão, disse que o movimento poderá distribuir adesivos sobre a campanha e começar um trabalho de conscientização. "Podemos procurar, por exemplo, um grupo de lojistas e pedir ajuda para informar as pessoas que freqüentam esses estabelecimentos comerciais sobre o movimento", disse.

Quem quiser participar das reuniões ou obter mais informações pode telefonar para 222-0423 (após as 13 horas).