Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/19810900.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/26/00 16:42:25

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

NOSSO IDIOMA CURIOSO E DIVERTIDO
Como te chamas?

Sérgio Guidi (*)

Todas as pessoas se orgulham do nome com o qual foram registradas e batizadas. Afinal, é por ele que somos reconhecidos na sociedade, onde vivemos.

Muita gente, no entanto, não sabe o que significa o próprio nome, e até que para algumas pessoas é bom que não saibam, pois muitas vezes, se conhecessem o significado do nome, poderiam ter complexos.

Há uma personagem de novela de TV (Te Contei?), chamada Chana. Sabem o que significa este nome na região Sul do Brasil? Não? Nem queiram saber! E muitas mães simpatizaram com o nome e estão batizando assim suas filhinhas.

E o Alfeu? Negro alto, forte, inteligente e educado. Uma finura. Entre os amigos, na intimidade, é chamado de "Negro Alfeu". E ele não sabe que a palavra Alfeu é de origem grega e significa "branco". E seu amigo Álvaro? Rapaz distraído de dar dó e, no entanto, seu nome é formado por Ali e Wars, isto é, "muito atento".

São coisas da vida... e dos nomes.

Altino (que significa alto) é baixinho; o professor Picolino (que quer dizer baixinho) é alto; o Esaú, totalmente careca, ignora que seu nome quer dizer "homem coberto de pelos" e Celso (alto, elegante), é desajeitado.

Eusébio, o poderoso, não tem poder algum, nem Cirilo, seu primo, embora seu nome queira dizer "que tem plena autoridade'.

O pior foi Ismael, que pedia a Deus uma oportunidade para visitar a praia de Ipanema. Será que não lhe contaram que em tupi Ipanema quer dizer "água que não presta?". Teve sorte, afinal prevaleceu o seu nome. Ismael, do heraico, quer dizer "Deus não o ouviu". Azar foi do Samuel (em hebraico, "Deus o ouviu").

E a maldade que andaram fazendo para as irmãs Eudóxia, Cândida e Catarina? Falaram mal das três, mesmo sabendo que seus nomes nada têm a ver com isso. Cândida é sinônimo de "pura", Eudóxia significa "de boa reputação", Catarina é, também, "pura". Agora, a respeito de Cornélio, não são boatos. Seu nome é isso mesmo.

Flávio - que quer dizer "cor de ouro", isto é "loiro"- é moreno e Bruna, que quer dizer "morena" (em italiano), é loira.

Se fosse pelo nome, Sofia seria a primeira aluna do colégio. Sofia, em grego, quer dizer "sabedoria". Por isso, quando tiver uma filha, esta ganhará o nome de Sônia, em russo, diminutivo de Sofia.

Pobre moça, a Maria (ou Miriam), não me lembro agora - mas não faz mal. Afinal, é a mesma coisa. Maria é o correspondente latino do nome hebraico Miriam. Casou com Omar certa de ser feliz por muitos e muitos anos. Omar morreu pouco depois, embora seu nome de origem árabe queira dizer "homem de longa vida".

E por falar em longa vida, sorte tiveram dois irmãos que caíram no rio e quase morreram afogados. Foram salvos a tempo. Desta vez, seus nomes devem ter ajudado: o mais velho é Moisés - de origem hebraica, "salvo das águas" -, o mais moço Renato, em latim, renascido, isto é, nascido outra vez. Foram acudido por dois salva-vidas. Interessante, um deles chamado Ulisses (que quer dizer "irritado"), ficou calmo; o outro, Salomão (que quer dizer 'pacífico"), ficou nervoso.

É... "o nome da gente nada tem a ver com a gente", me dizia um amigo português, dono da padaria Regina Sara. Cáspite! Que nome nobre para uma padaria! Regina, em latim, é rainha, e Sara, em hebraico, é princesa. Ah! Meu amigo português da padaria tinha um grande orgulho na vida: seu nome, Manuel Joaquim de Almeida. Morreu de desgosto, coitado. Soube, por um freguês poliglota, que Manuel é derivado de Emanuel, do hebraico, e significa "Deus conosco"; Joaquim, da mesma origem, "o elevado de Deus" e Almeida, do árabe "al" e "maida", significando "a mesa". Português era ele, seu nome não.

Hoje acredito que meu amigo português tinha razão. Mas nem tanto. O nome, às vezes, pode influir na formação da família.

Aconteceu com um casal amigo. Casaram e planejaram ter tantos filhos quanto os nomes derivados de duas famosas personagens: Iakub, ilustre patriarca citado na Bíblia, e Hlodwig, célebre guerreiro.

Os filhos cujos nomes derivam de Iakub foram nascendo: Jacobus, Iago, Jacques, Giacomo, Jaime, Jack, James, Jácomo, Santiago, Tiabo, Jacó e Diogo; em seguida, foram nascendo os que receberam nomes derivados de Hlodwig: Clodovicos, Clodoaldo, Clodomiro, Aloísio, Luís, Ludovico e Clóvis.

Já pensaram?

Não é à toa que o nome do marido é Abraão, que em hebraico quer dizer "pai de muitos".

(*) Sérgio Guidi atuou em Santos como professor de Língua Portuguesa, mantendo colunas em jornais sobre questões relacionadas ao idioma. Matéria publicada no boletim Informativo Cerqueira 34, de agosto/setembro de 1981.