Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/encontro/20040127.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/28/04 23:41:45
Encontro de internautas
Nosso encontro 

As reuniões do grupo de internautas Novo Milênio foram o tema de matéria publicada na edição de 27 de janeiro de 2004 do jornal santista A Tribuna, no caderno Digital
 

Bancária aposentada, Sandra, 50, coordena um site de debates para pessoas mais velhas
Foto: Rogério Soares, publicada com a matéria

ACESSO RESIDENCIAL

Internautas maduros se multiplicam na rede

Sem receio, turma de meia-idade explora as vantagens do mundo virtual

César Miranda
Da Reportagem

Nos primeiros anos da Internet brasileira, a partir de 1995, os jovens eram os grandes entusiasmados em navegar e descobrir a imensa fonte de informação, entretenimento e a possibilidade de interatividade da Web. A turma da meia-idade ainda não era usuária freqüente. O tempo passou e, atualmente, os internautas com mais de 50 anos já aproveitam bem mais as facilidades do mundo virtual. Uma pesquisa do Ibope eRatings mostra que a faixa de 55-64 anos com acesso residencial registrou um crescimento de cerca de 35%, entre novembro do ano passado ao mesmo período de 2002. O número saltou de 277 mil para 375 mil.

De acordo com o analista do instituto, Alexandre Magalhães, esse crescimento foi maior do que a própria Internet, que atingiu 21% no mesmo período no País. Embora mais discreto, houve o aumento também do número de internautas com mais de 65 anos. Magalhães afirma que a tendência é crescer ainda mais em razão da importância que a Web passou a ter para essa faixa etária. Entre os vários motivos, ele atribui a expansão ao fato de a resistência à Internet ter diminuído por parte desta turma acima dos 50 anos.

O analista diz que de tanto se falar em rede mundial de computadores, hoje em dia, em todos lugares, tanto na televisão quanto em conversas informais com filhos e amigos, eles acabaram seduzidos com as próprias facilidades apresentadas pela Web, como não precisar pegar filas em agências bancárias, fazer compras, planejar uma viagem com a família ou até conhecer outras pessoas.

Nunca é tarde - Há cinco anos, o produtor cultural Luiz Otávio de Brito, 55 anos, mandou o receio com a tecnologia para o escanteio e começou a acessar a rede. "Sempre fui aficionado por computadores, mas só depois de mais velho que resolvi usar. Freqüentador diário do Infocentro de São Vicente, ele acessa para fazer pesquisas, ver e-mails, visitar sites governamentais e conferir um dos seus maiores orgulhos na rede: uma lista de discussão.

Percebendo o potencial de interatividade proporcionado pela Web, ele criou o www.grupos.com.br/membros/negros_de_santos, que reúne centenas de pessoas espalhadas no País. Na lista, os integrantes discutem assuntos relacionados com os negros no Brasil. Mas ele quer mais, Luiz pretende fazer um curso de webdesign para montar um siste com mais recursos e interessante aos internautas. "Todo dia pode-se aprender algo novo, não importa a idade que tenha a pessoa", acredita o produtor cultural.

Além de Luiz, muitas pessoas com a idade dele freqüentam o Infocentro, um local de acesso público e gratuito com dez computadores que foram fornecidos pelo Governo do Estado, como parte do Programa Acessa São Paulo. O monitor Peter dos Reis lembra de Shirley, uma senhora já sexagenária, que freqüentava o lugar. No começo, ela não tinha noção de navegar nos sites. Segundo o monitor, ela aprendeu aos poucos e, depois, durante muito tempo, conversou, por meio de um programa de comunicação on-line, com a filha que vive em Portugal. O detalhe é que a saudade aumentou e ela decidiu visitar a filha na Europa.

Trocando experiências - Os filhos também podem ajudar os pais a aprender pequenos macetes. Maria Abigail Apolo da Silveira, 58 anos, deve sua introdução ao mundo da Internet e da Informática à filha Juliana Apolo. "Quando comecei a acessar, era um bicho-de-sete-cabeças. Para minha geração que somente está acostumada a apertar dois botões, tudo aquilo era uma loucura", lembra. Atualmente, ela curte as vantagens e os conhecimentos obtidos também em uma lista de discussão.

Um ponto de encontro de bons e velhos amigos

Um grupo santista formado por pessoas - a maior parte com mais de 50 anos - realiza hoje o 45º encontro do Clube de Internautas Novo Milênio, em um restaurante de Santos. 

A maioria se conheceu e estreitou laços de amizade depois da criação de uma lista de debates no site www.novomilenio.inf.br/encontro/encontro.htm, criado em maio de 2000 e coordenado pela bancária aposentada Sandra Maria Fernandes de Mendonça, 50 anos, e o jornalista Carlos Pimentel Mendes, 47 anos. O ponto de encontro de internautas atualmente conta com aproximadamente 25 pessoas, que transpõem uma vez por mês o mundo virtual para se reunir e conversar.

Em outros tempos, eses encontros já atraíram centenas de pessoas quando o grupo se reunia no extinto Byte Papo, criado por um provedor da cidade que convidava seus clientes e os outros provedores para reuniões informais de confraternização. com o passar do tempo e a necessidade de vários dos organizadores se afastarem por razões de trabalho, viagem etc., o Byte Papo diminuiu a regularidade dos encontros. Em janeiro de 2000, com a criação do site www.novomilenio.inf.br, surgiu a idéia de reunir os internautas remanescentes do Byte Papo, que ainda continuavam se comunicando via Internet, e revitalizar a idéia.

Pimentel diz que na lista são trocadas mensagens bem-humoradas, alertas sobre vírus, páginas falsas, mensagens fraudulentas, além de informações de ajuda sobre configuração de programas e ajustes nos equipamentos. Mas nem tudo gira em torno de discussões sobre Internet. Eles conversam ainda sobre assuntos gerais de interesse do grupo.

"Quem estiver pensando em ir para arrumar alguém, desista. Lá não é o Fica Comigo da MTV", comenta Sandra. Ela conta que embora haja no grupo pessoas solteiras, separadas, viúvas e casadas, os encontros não são organizados para aproximar homens e mulheres. "Posso dizer que tudo está hoje dando certo porque as pessoas que freqüentam são adultas. Estão interessadas em tudo o que você possa imaginar".


Grupo participante do encontro de 18 de dezembro de 2003
Foto: Sandra Mendonça