Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch081.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/27/12 23:14:41
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO
Quando D. Pedro II passou pela vila

Foram duas vezes: em 1846 e em 1876

Texto incluído na obra Antologia Cubatense, selecionada e organizada pela professora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade e publicada em 1975 pela Prefeitura Municipal de Cubatão, na página 200:

D. Pedro II em Cubatão

Durante seu longo reinado, o imperador D. Pedro II visitou várias províncias brasileiras e, entre elas, esteve na de São Paulo, por duas vezes: em 1846 e 1876. Em ambas veio com sua esposa D. Teresa Cristina.

Segundo informações de Azevedo Marques em Apontamentos etc., Tomo II, p. 305 e seguintes, o casal imperial na primeira visita chegou a Santos no dia 18 de fevereiro de 1846. Depois de conhecer a cidade, no dia 25 às 6 horas da manhã, foram para S. Paulo em coches, acompanhados do presidente da província, membros da Assembléia Provincial e outros. Almoçaram no Cubatão e a cavalo subiram a serra, no topo da qual achava-se levantado um arco. Pernoitaram no Ponto Alto, onde foram cumprimentados pelo Senador Vergueiro e o deputado Rafael Tobias entre outros.

Após visitarem S. Paulo conheceram várias vilas e cidades como Sorocaba, Porto Feliz, Itu, Campinas, Jundiaí e outras. No dia 13 de abril, já de regresso, veio o casal imperial para Santos e chegaram à barreira do Cubatão à uma hora da tarde. O presidente da Câmara Municipal e o administrador da barreira tinham providenciado um jantar para os viajantes.

Partiram em coche e chegaram às 3 horas em Santos, de onde embarcaram no dia seguinte para o Rio de Janeiro.

A segunda visita à Província de São Paulo foi feita em 1876, após 29 anos da primeira.

Desembarcaram, como da outra vez, em Santos, a 17 de agosto, sendo festivamente recebidos. Da estação da Estrada de Ferro, partiram à tarde para a Capital e aí chegaram às 6 horas.

Depois de percorrerem algumas vilas e cidades (quase as mesmas da primeira vez), regressaram dia 29 de agosto, pela manhã, de trem, chegando a Santos no começo da tarde. Em Santos visitou muitos locais e instituições.

"No dia 30 o Imperador examinou no sítio do Casqueirinho as sepulturas fósseis que ali existem". Nesse mesmo dia, embarcaram de regresso à Corte onde chegaram no dia 31.

N. E.: Na verdade, o ano foi 1875, conforme confirma a notícia do jornal Provincia de S. Paulo, publicado na capital paulista em uma sexta-feira, 27 de agosto de 1875, página 3 (exemplar no Acervo Digital Estadão - acesso em 11/6/2012 - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução parcial da página original

Viagem imperial - Amanhã às 11 horas devem estar de volta a esta capital o imperador e imperatriz. Visitará o imperador ainda diferentes estabelecimentos, entre os quais, novamente, a Academia, a Propagadora da Instrução Popular; percorrendo de tarde a parte construída da linha do Norte; e à noite irão assistir à conferência do dr. Barata, no Teatro Provisório.

Seguem no domingo, às 10 horas, para Santos, onde se demorarão até segunda-feira, dia em que partirão para o Rio.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais