Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/bertioga/bh011.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/07/06 22:43:12
Clique aqui para voltar à página inicial de Bertioga
HISTÓRIAS E LENDAS DE BERTIOGA
E os caiçaras adoram comer Azul Marinho...

Um prato típico da culinária caiçara é o Azul Marinho, que também se destaca nos restaurantes de Bertioga, com novos requintes no preparo, como foi destacado nesta matéria da Revista JB nº 1, publicada pela Jornal da Baixada Editora e Gráfica Ltda., de Bertioga, em maio de 2005:


O prato Azul Marinho
Foto publicada com a matéria

CULINÁRIA
Azul Marinho

Restaurante Sandy inova e traz o prato "Azul Marinho"

O cozinheiro e proprietário do restaurante e pizzaria Sandy, Carlos Augusto Lima, o Carlão (foto), é pioneiro do prato na Baixada Santista. Ele modificou o estilo do prato, muito requisitado no litoral nordestino, venceu preconceitos e deu um estilo próprio ao Azul Marinho. Seus cardápios são conhecidos dentro e fora do Brasil.

Carlão é considerado pela sua clientela como um mestre na cozinha e pelos amigos um exímio contador de história. Porém, quando o assunto é a receita secreta e a forma com que faz o Azul Marinho, não tem um que descubra a saborosa receita do prato. É considerado no restaurante como um prato muito requisitado, assim como a moqueca de camarão e a caldeirada.

O Azul Marinho é um alimento típico dos caiçaras nordestinos. Trata-se de um prato rústico feito juntamente com bananas verdes e pirão. Carlão explica que a banana (com casca) dá a cor azul ao prato, durante o cozimento. "É a casca da banana que dá cor ao peixe". Já a banana fica macia, fazendo com que o peixe fique mais saboroso. Há também pratos em que o peixe é feito com mamão verde. Em seu cardápio ele utiliza a noz-moscada, o manjericão, a hortelã e outros ingredientes, vetados por ele por motivo de segurança. "Fiquei por muitos meses experimentando e buscando o tempero certo até formular o prato. Por isso, é que guardo meus ingredientes e o modo de preparo em segredo", diz.

Revela que o peixe ideal para a elaboração do Azul Marinho é a garoupa, o robalo e a pescada amarela. O mesmo prato também pode ser feito com bagre, traíra, cará e cação. "Está cada vez mais escasso a aquisição de peixe. Muitos empresários estão importando peixes de outros estados. Minha pescada amarela vem do estado do Maranhão; o badejo, marisco, tainha e carne de siri, vêm de estados do Sul, enquanto o camarão, o robalo, o pescado são da própria Baixada Santista". A qualidade dos produtos vendidos no restaurante se dá em função do conhecimento do produto escolhido por ele, que afirma não comprar peixe com salitre e nem sulfite.


Carlos Augusto Lima, o Carlão
Foto publicada com a matéria

Segredo guardado - Carlão começou como ajudante de cozinha, logo foi promovido a segundo cozinheiro e há 19 anos proprietário do Sandy. "Eu adoro cozinhar e faço questão de supervisionar pessoalmente os pratos servidos em meu estabelecimento. Há três pessoas que sabem fazer o prato Azul Marinho em meu restaurante, porém o acabamento é sempre feito por mim", explica.

O restaurante Sandy fica na Avenida Vicente de Carvalho, 58, Centro de Bertioga. Telefone (13) 3317-3496. Vale a pena conferir!

Receita
(para quatro pessoas)
Peixe de 1 a 1,5 quilo
1/2 quilo de camarão 7 barbas
6 bananas verdes
1 cebola média em rodelas
3 dentes de alho
1 copo de vinho branco
Manteiga, azeite, noz-moscada, salsinha, manjericão, hortelã e sal

Corte o peixe em postas e reserve. Refogue no azeite a cebola e o alho. Acrescente um litro de água. Inclua a salsinha, o manjericão, a hortelã, o sal e as bananas. Quando cozidas, retire um copo do caldo e reserve. Acrescente as postas de peixe e deixe cozinhar. Retire as bananas e o peixe. Reserve. Acrescente ao caldo farinha de mandioca grossa até o ponto de pirão.

Cozinhe o camarão na manteiga com alho. Acrescente um copo de vinho branco e o copo do molho refogado. Monte o prato com uma folha de alface, postas de peixe, pirão e bananas sem casca. Cubra as postas com o molho de camarão. Sirva com arroz.

  


O prato serve bem quatro pessoas e custa R$ 115,00.
Acompanha arroz, pirão, camarão, posta e salada
Foto publicada com a matéria

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais