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Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/02 14:05:00
O efeito "Melissa" 

Mário Persona (*)
Colaborador

O assunto do momento na Internet é Melissa. Não se trata de marca de sandália, artista de cinema ou mulher influente. Trata-se do mais contagioso vírus de computador já inventado e em poucos dias cobriu o planeta com uma rapidez tão espantosa que passou a ser assunto da unidade de cibercrime do FBI.

Melissa, à semelhança do Happy99 com sua janelinha de fogos de artifício, utiliza algo mais comum que o espirro humano para se espalhar. A inoportuna visita chega até seu micro trazida por um inocente e-mail

Uma vez no micro anfitrião, a intrometida Melissa fará algumas mudanças na decoração da nova casa, louca para descobrir a lista de endereços do Outlook, o programa de e-mail. E como adora viajar, Melissa se encarregará de mandar uma cópia de si mesma para os 50 primeiros e-mails que encontrar na lista, repetindo o processo em cada nova máquina onde se alojar. E se não bastasse ficar conhecida por sua ação direta, Melissa consegue arrastar atrás de si toda a mídia, que acaba fazendo o que o vírus não conseguiu: ficar conhecida das pessoas que não usam a Internet, mas que lêem jornais e revistas.

Professora - Tirando os aspectos funestos da invasão, Melissa pode ser a professora ideal para quem usa a Internet como meio de negócios. Por isso, ao invés de se alarmar com o "Efeito Melissa", tente assimilar seus métodos. Como foi que Melissa conseguiu ficar famosa em tão pouco tempo? Usando o e-mail, a mais fantástica e barata ferramenta de comunicação e marketing para qualquer negócio. 

Ao contrário de uma mala direta, que exige papel, selos e raramente é copiada para ser passada adiante, o e-mail tem custo praticamente zero e pode ser redirecionado a milhares de pessoas em poucos segundos. Eu mesmo me espantei com o poder de propagação do e-mail quando um amigo descobriu um artigo meu circulando pela rede de comunicação interna de um dos maiores bancos do país. Sem que eu soubesse, um batalhão de simpatizantes estava voluntariamente espalhando minhas idéias. 

Do mesmo modo como Melissa se espalha por todo o mundo, você pode usar o e-mail para levar o nome de sua empresa e seus produtos a milhares de pessoas. Mas nem pense em praticar "spam", que é o envio de e-mails de propaganda não solicitados. Eles irão criar uma imagem negativa de seu negócio e acabarão sendo tão bem recebidos quanto um vírus de computador. 

O tipo de e-mail a que me refiro é aquele enviado a pessoas que desejam receber informações sobre determinados assuntos. No exterior há empresas, como a PostMaster-Direct, que se encarregam de identificar essas pessoas e fornecer listas de endereços para áreas específicas. Se você vende CDs, por exemplo, poderá enviar informações de seus produtos a pessoas interessadas em música.

Alternativas - Adquirir espaço em newsletters ou e-zines enviadas por e-mail, de preferência aquelas que tratam de assuntos relacionados ao seu produto ou negócio, é outra forma interessante de divulgar sua empresa. Você irá atingir um público específico que optou por assinar aquela publicação. Este tipo de marketing, ainda pouco explorado no Brasil, além de ser barato, costuma dar excelentes resultados.

Se preferir, e tiver conteúdo para isso, você pode publicar sua própria newsletter e divulgar informações da área em que atua, como artigos sobre artistas e shows, caso seu negócio seja música. Esta é uma forma extremamente simpática de se fazer marketing pois você estará dando alguma coisa grátis para seus clientes. Sua newsletter pode até virar um negócio lucrativo, se despertar interesse suficiente para atrair outros anunciantes.

Uma newsletter eletrônica não tem custos de impressão ou correio, mas exige que você invista tempo e trabalho em sua produção. De olho neste segmento, a empresa E-ZineZ criou um site especializado na criação de newsletters, incluindo um E-zine Builder Tool para você criar sua publicação em cinco minutos com artigos e notícias que são atualizadas semanalmente. Tenha em mente que, como qualquer publicação impressa, uma newsletter só será uma ferramenta de marketing eficaz se cativar os leitores com boa informação. Se não quiser criar sua newsletter, você pode tentar escrever e enviar artigos para alguma já existente, como a Internet & Negócios, obviamente com sua assinatura e link para seu site.

Outra forma de usar o e-mail para divulgar sua marca é participar de listas ou fórums de discussão na Internet. Escolha alguma cujo tema esteja relacionado ao seu negócio, mas não tente enviar mensagens de propaganda para essas listas pois é bem provável que você seja expulso pelo moderador. Em vez disso, contente-se em criar uma assinatura para seus e-mails que tenha um link para o site de sua empresa.

Faça do "Efeito Melissa" um meio benigno de propagar sua mensagem, usando a mesma ferramenta que os criadores do vírus descobriram ser a mais contagiosa: o e-mail. E como aconteceu com Melissa, você poderá ainda atrair a atenção da mídia impressa, que ajudará a levar sua mensagem ainda mais longe. Se você ainda duvida da eficácia deste meio de comunicação, tenho um argumento simples que irá convencê-lo: o artigo que acaba de ler começou seu itinerário como um simples e-mail!

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.