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Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/02 11:52:52
A imagem do seu negócio 
 
"Espelho, espelho meu, existe mulher mais bela do que eu?"
(Rainha Malvada, em Branca de Neve e os 7 Anões)
Mário Persona (*)
Colaborador

Muitas empresas estão descobrindo que um site Branca de Neve pode ser mais eficiente que toda a maquiagem, raios, trovões e fogos de artifício da Rainha Malvada. Mas alguns produtores Web ainda são obrigados a fabricar árvores de natal virtuais para agradar clientes que pensam que o site vale o quanto pesa. Veja aqui como seu site pode ser eficaz usando apenas o essencial.

Acho que você já entendeu que Internet não é TV, rádio ou qualquer mídia convencional, embora possa incluir todas elas. E é justamente pela facilidade de se pendurar qualquer nova tecnologia na tela do visitante que muitos sites de negócios fracassam. A menos que você esteja em algum ramo de show business, ou tenha um negócio que necessariamente exija um apelo visual muito forte, nem pense em fazer do seu site o céu da baía de Guanabara em noite de virada de ano.

Comece tendo em mente que sites não são comprados por quilo. Se o seu web designer concluir que para o seu público o melhor é criar uma tela branca com texto preto, não exija que ele encha as páginas de acessórios e luzes pisca-pisca só para sentir que está valendo a pena o preço que vai pagar pelo serviço. 

A simplicidade é a mãe do sucesso, e um site simples e com uma navegação intuitiva é uma arte que poucos conseguem dominar. Afinal, seu site não foi feito para entreter o visitante, mas para dizer a ele o que você faz, dar as informações que irão fazê-lo sentir-se seguro em contratar seus serviços, e levá-lo a comprar ou entrar em contato com sua empresa o mais rápido possível.

Locomoção - Comece seu projeto do mesmo modo como um arquiteto projetaria um local de acesso público. Sua primeira preocupação seria com as pessoas com dificuldade de locomoção. Um bom arquiteto evita escadas ou obstáculos, ou então cria rampas e elevadores para facilitar o acesso ao maior número possível de pessoas. Boa parte dos visitantes de seu site serão pessoas com dificuldade para navegar na Internet. Não crie um site-enigma, nem invente botões absurdos, como aquele que diz "Clique aqui para entrar". Se o visitante chegou até ali, não deveria já estar dentro?

Evite exigir que seu cliente em potencial precise instalar a última versão beta de algum browser só para saber que você fabrica parafusos. Nem obrigue seu visitante a fazer o download de algum plug-in ou programa específico, passar por meia dúzia de procedimentos e crash do Windows, só para poder enxergar uma animação de seu parafuso girando para entrar na porca. 

Se você quer atingir pessoas de negócios, saiba que essa classe busca objetividade e informação, não espetáculos de pirotecnia. Mas isto não significa que suas páginas tenham que concorrer ao prêmio "Feiura na Web". É perfeitamente possível criar algo simples, belo e funcional.

Para muita gente, o site só terá sucesso se forem utilizados todos os recursos visuais já inventados. É a mesma mentalidade do prefeito que prefere construir praças e fontes luminosas a resolver problemas de saneamento básico. O raciocínio é simples: ninguém enxerga tubos de esgoto... 

Tecnologia - Se quiser mesmo usar a mais recente tecnologia, faça com que ela traga benefícios, mesmo que a maior parte do iceberg de programação permaneça oculta ao visitante. Uma boa forma de usar tecnologia de ponta é oferecer a seus clientes serviços como e-mails grátis ou um desktop virtual, com agenda, lista de tarefas, criação de grupos de trabalho e coisas do tipo. Fizemos algo assim em http://www.widesoft.com.br e tem trazido excelentes resultados.

Deixe claro logo de início o que você faz e o que deseja dizer a seu visitante. Se o seu site não for óbvio o bastante para transmitir isso em 30 ou 50 palavras, alguma coisa saiu errado. Pense em seu visitante como sendo um empresário ou um gerente de suprimentos, na segunda-feira de manhã, surfando na Web para ver se encontra um fornecedor. Você acha que uma pessoa com esse perfil vai querer brincar de adivinhar? Tanto a linguagem gráfica de seu site, como os textos, devem influenciar imediatamente seu público alvo. Daí a necessidade de ter bem definido quem é seu público, do que gosta, e como levá-lo a sentir-se em casa.

Contatos - Não se esconda de seus visitantes. Inclua seu e-mail, endereço, telefone ou qualquer informação que permita a qualquer um entrar em contato com você imediatamente. Tenho verificado que um formulário de contato em todas as páginas do site traz melhores resultados do que um link para uma página do tipo "fale conosco". Mas é bom saber que uma coisa não elimina a outra. E mesmo que você crie formulários para serem preenchidos on-line, não deixe de colocar o endereço de e-mail bem visível. Muitas pessoas irão imprimir suas páginas para depois entrar em contato ou colocar seu e-mail e telefone em seus cadernos de endereços.

A Internet é um meio que trouxe de volta o contato de um para um. Graças à tecnologia, mesmo que seu site atinja milhares de pessoas, você deve deixar claro que cada visitante é importante e pode fazer um contato pessoal com alguém de sua empresa. Nomes e fotos de pessoas transmitem mais segurança para quem visita. É importante que seus futuros clientes saibam que irão fazer negócios com seres humanos, e não com alguma entidade anônima. Torne seu site tão pessoal quanto a conversa que teria com seu cliente se o encontrasse na rua.

Responder sempre - Todas as mensagens geradas a partir de seu site devem ser respondidas. Se a sua empresa não tem pessoal para fazer isso, contrate alguém ou saia da Internet. Não há nada mais frustrante para seu cliente do que ficar sem respostas. E quando responder, certifique-se de que os e-mails contenham uma assinatura decente, com nome de uma pessoa de verdade, e-mail, telefone para contato ou qualquer informação que facilite o fechamento do negócio. Não se esconda atrás de títulos do tipo "Responsável pelo Atendimento", ou assinando apenas com o nome da empresa. Empresas não respondem e-mails. São pessoas que devem fazê-lo. 

Seu site na Internet deve ser uma porta aberta. Sem obstáculos, sem enigmas, mas algo simples e fácil de ser encontrado e compreendido. É o seu profissional de vendas na Web: amigo, simpático, transmitindo confiança e pegando na mão do cliente. Esta é a mensagem a ser passada. Porém, ao contrário do vendedor que sai para visitar o cliente, na Internet acontece o contrário. É o cliente que deve vir até você e descobrir seu endereço. Colocar suas páginas no ar não garantem que alguém as encontre. 

No próximo módulo você vai saber o que fazer para ser achado na Internet por outras pessoas, além de sua esposa e amigos. Se fizer a coisa bem feita, será encontrado por qualquer pessoa que necessite de você. Até por seu cunhado.

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.