Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9910dofc.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 26/10/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:17:39
AUTORIA
OfCourse! é mostrado no Colégio Afonso Pena

Programa alia facilidade e rapidez no uso de recursos multimídia

Enquanto outros programas de autoria multimídia exigem conhecimento aprofundado de seu uso, um produto brasileiro vem conquistando professores e empresários pela facilidade de instalação e uso, integração com a Internet e outras características: é o Of Course!, produzido pela empresa carioca IBMedia, que a partir de agora passa a contar com cursos regulares em Santos, em parceria com o Colégio Afonso Pena. Uma palestra explicando as características e vantagens do programa foi realizada no dia 20/10/1999 naquela escola (que também ficará encarregada do atendimento regional aos interessados na aquisição do software), pelo diretor comercial da empresa desenvolvedora, Luiz Roberto Bastos.

Ele utilizou telas de um projeto de treinamento de funcionários da Rede Globo de Televisão para o uso de instrumentos musicais e recursos multimídia, que foi realizado em parceria com a IBMedia e tem mais de 1.200 telas, todas desenvolvidas no OfCourse!. Luiz desenvolveu um projeto simplificado durante a palestra, para demonstrar a facilidade de uso e os recursos do software, que também foi negociado com a Secretaria Estadual da Educação do Paraná, com o governo do Rio de Janeiro e até em Roraima, além de ser exportado atualmente para os Estados Unidos, a Europa e outros países do Mercosul (há versões em espanhol e inglês).

Desenvolvido em Visual Basic, e atualmente na versão 2.1, o OfCourse! Builder é um gerador de recursos multimídia que tanto pode ser usado por uma corporação como numa simples sala de aula. A sofisticação dos resultados depende mais dos outros programas com que ele venha a trabalhar, já que funciona principalmente como um integrador de recursos. Por exemplo, pode importar textos tanto do simples Notepad do Windows como do Word e outros editores de textos mais sofisticados.

Da mesma forma, trabalha com sons, imagens estáticas e vídeos, integrando-se ainda com páginas Web e outros programas de autoria. Um dos recursos mais apreciados é justamente a simplicidade com que converte um projeto multimídia completo em uma série de páginas Web, devidamente vinculadas entre si, com mecanismos de avanço e retrocesso, índice etc. Mesmo nos projetos não destinados à Internet, é possível também definir palavras e expressões-chave que funcionam como vínculos hipertexto, levando (quando clicadas pelo usuário) a imagens, textos auxiliares, sons etc. 

Tutorial – Além do manual impresso, o programa inclui um amplo tutorial on-line passo a passo, que tem sido um dos segredos do sucesso junto aos usuários (mais de dois mil professores das redes pública e particular já utilizam o programa para apresentações multimídia em suas aulas). Outra vantagem é estar tudo em português (só o título é em inglês, pois era preciso um nome facilmente inteligível por pessoas de outros países, daí a escolha dessa expressão inglesa, que significa "É claro!" ou "De fato!").

Desenvolvido para uso principalmente nas escolas (há descontos para escolas e professores, além de licença especial para rede), mas também para uso nas áreas de treinamento das empresas, o programa permite fazer testes de avaliação do usuário, incluindo nota mínima definida pelo instrutor para a aprovação. Os desenvolvedores são ex-funcionários da área de multimídia da IBM de Atlanta (EUA), que fundaram a IBMedia há seis anos e lançaram esse software em abril de 1996.

Segundo Luiz, uma das características inovadoras do programa é trabalhar com arquivos wave MP3, o que permite compactar sensivelmente o áudio e usar amplamente esse recurso sem gerar grandes arquivos finais. Aliás, o programa permite gerar um arquivo executável, que pode rodar em outros equipamentos que não tenham o OfCourse! instalado. 

Porém, é preciso lembrar que, se a apresentação produzida requerer o uso de um programa externo, ele precisará estar instalado no equipamento onde a apresentação será feita. Mesmo neste aspecto, ele tem uma facilidade a mais, que é o recurso de busca dos programas externos no equipamento de destino. Outra facilidade é a possibilidade de ver como está ficando a apresentação a cada passo de sua criação, e fazer uma verificação final de consistência (contra vínculos inexistentes, páginas faltantes etc.)

Alguns recursos nativos do OfCourse! são a possibilidade de gravação de voz, a partir do microfone do computador, uma biblioteca de fundos de tela, sons e imagens, o uso de senhas e a possibilidade de gerenciamento de usuários em rede (no modo multiusuário). Já está sendo desenvolvida a próxima versão do programa, com maior interatividade (uso de e-mail, por exemplo), que deve ser lançada no segundo semestre de 2000.