Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9909cluz.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 21/9/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:05:54
POESIA
Luz e Vida ganham livro e site na Web 

Um dos temas é em protesto contra o massacre em São Vicente

"Três destinos reunidos/que não sonharam jamais/verem ceifadas as vidas/por cruéis policiais." - é um trecho do poema 'Balas Perdidas', parte do livro "Luz & Vida", que será lançado nesta quinta-feira (23/9/1999), às 20 horas, no Rádio City Café, na Praia do Itararé, em São Vicente. Segundo a autora, a jornalista e locutora Isabel Machado, a inspiração veio durante um chat em Internet A Tribuna com Sílvia Giordano, mãe de Thiago, assassinado por policiais militares em São Vicente no dia 17/2 junto com os colegas Paulo e Anderson. Esse e outros poemas também podem ser vistos no site Luz & Vida.

No lançamento do livro, ao qual Sílvia Giordano já confirmou presença, o Balas Perdidas será um dos poemas declamados pela autora e pela também locutora Cyntia Moran. A atriz Elaine Lopes apresentará performances e a declamação de poemas eróticos, e o melhor da MPB estará na voz e no violão de Clóvis Vieira.

Isabel sempre teve facilidade em escrever poemas temáticos, principalmente de protesto. Para ela, o ato de poetar também é o de participar, interagir com a sociedade, denunciar, protestar. Ela lembra que a descoberta da Internet, em 1996, causou uma verdadeira revolução. 

"Acordou então a paixão por escrever, mas eram tantas as histórias sobre hackers, crackers, vírus e loucuras que, a princípio, resolvi não me identificar nesse mundo virtual. Assim nasceu a Luz no mundo poético. Assim nasceu a Vida em outras listas de discussão não-literárias. Veio a gravação de um CD, Luz & Vida, com alguns poemas divulgados no programa de rádio. Aí chegou Carlos Seabra, um grande amigo ex-virtual ajudando na realização de mais um sonho: o site Luz & Vida".

Além desse site, também a lista de literatura Fórum, do Complexo Literário PD, divulga outros poemas da autora. Isabel é diretora do complexo PD junto com a paulista Asta Vonzodas (elas se conheceram pela Internet em 1996 e só se encontraram pela primeira vez em há cinco meses).

Trajetória – Santista, Isabel se tornou radialista aos 17 anos de idade, e três anos depois apresentava programa pela Rádio A Tribuna AM aliando música romântica e poesia. Depois, com a chegada do primeiro canal de televisão regional à Baixada Santista, passou a apresentar telejornais e programas diversos, especialmente o "Sebrae na TV". Atualmente, dirige os departamentos comercial e de Internet das rádios Litoral FM e 98 FM, em São Vicente. Pela Internet, é diretora do Complexo PD-Literatura e editora do Eros - Suplemento de Poesias e Prosas Eróticas, distribuído gratuitamente por e-mail.

É também responsável pela programação visual dos livros da Editora PD. Mesmo sem conhecer os autores, ou sequer ter conversado por eles via telefone, ela recebe os textos pela Internet, faz a editoração no programa PageMaker, remete também eletronicamente os arquivos aos autores para os acertos e, concluído seu trabalho, envia o material por e-mail à gráfica, que depois envia pelo correio, aos poetas, os livros impressos.

As obras da autora estão na "Antologia Mulheres Dez" (Grupo Cultural Pórtico, de Salvador/BA, 1998), e ainda na "Revista Poesia Diária" (1998), na "Eros - 1ª Antologia de Poemas Eróticos" (1999)  e na "Antologia Horizontes" (1999), as três pela Editora Poesia Diária, do Rio de Janeiro.