Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9908abps.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 3/8/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 08:53:24
Bips 

Vírus no celular – É falso o aviso por e-mail (que teria sido emitido pelas empresas Nokia e Motorola) que andou preocupando vários internautas, sobre a existência de um vírus que já estaria afetando três milhões de telefones celulares digitais nos Estados Unidos. Emir Debastiani, gerente de contas da Tektronix do Brasil, destaca que um desmentido já foi divulgado na Internet pelo IDG Now.

Segundo a nota desse site noticioso, a gerente de marketing da Nokia, Elizabeth Peart, informa que o boato começou na Ásia em 5/1999, seguindo para a Europa, ambas regiões onde existem celulares no padrão GSM (não disponível no Brasil), que seria o tipo afetado pelo vírus: embora não citado na mensagem, o padrão GSM é o que mais se encaixa na descrição, o que explicaria o volume de aparelhos supostamente afetados: três milhões é aproximadamente o número de assinantes do serviço GSM.

Elizabeth diz ser impossível que um arquivo executável nos moldes de um vírus trafegar por ondas de radiofreqüência, pois a comunicação de dados no sistema celular digital não aceita vírus como os que conhecemos nos computadores. Por sua vez, um engenheiro do setor explica que entre a operadora de telecomunicações e o aparelho celular não há comunicação via software, o que descarta a possibilidade de vírus. Também não existe interface para gravação ou alterações de dados internas nos telefones celulares. Também a Motorola, em informe oficial sobre o caso, explica que tanto nas tecnologias CDMA como TDMA é tecnicamente impossível a circulação de um vírus.

Vírus famosos – A propósito: sabe quais são os principais vírus que circulam atualmente pelos computadores? Errou se respondeu Happy99.Exe, CAP, Melissa (agora com a variante australiana W97M_Melissa.A, veja no site da Trend Micro) etc. A coordenadora do Byte Papo, Sandra Maria Fernandes de Mendonça, relaciona, em e-mail circular:

"1. Vírus Advogado: não permite que você delete um arquivo, independente do que seja, sem que antes seja feito um estudo sobre as possíveis alternativas e conseqüências do ato. 

"2. Vírus Barrichelo: seria um grande vírus, mas simplesmente não anda... 

"3. Vírus Arnold Schwarzenegger: extermina tudo e fica residente. It'll be back! 

"4. Vírus Economista: nada funciona, mas todos os seus programas de diagnóstico dizem que tudo está cem por cento (N.E.: há uma variante, em que tudo funciona, mas os programas de diagnóstico informam estar havendo uma catástrofe no seu micro. Aí você descobre que é apenas um daqueles rotineiros bugs do Windows).

"5. Vírus Burocrata: divide seu disco rígido em centenas de pequenas unidades, cada uma delas fazendo praticamente nada, mas cada uma dizendo que é uma parte importante do seu computador.

"6. Vírus Ibope: sessenta por cento dos computadores infectados perderão 38 por cento dos seus dados em 14 por cento das vezes (mais ou menos 3.5 por cento de margem de erro)

"7. Vírus Itu: Cresce até ser o maior arquivo em seu HD. (N.E.: mas felizmente só ocorre nos super-micro-computadores daquela cidade). 

"8. Vírus Congressista: o computador trava, a tela se divide erraticamente, aparecendo uma mensagem em cada metade reclamando que o outro lado é responsável pelo problema.

"9. Vírus Companhia Aérea: você está no Rio de Janeiro, mas seus dados estão em Nova Iorque, Paris, Londres...

"10. Vírus Freudiano: seu computador fica obcecado, querendo casar com sua placa-mãe (N.E.: a variante Narcisista exibe na tela a imagem de um computador, em cujo monitor aparece a imagem do computador e assim por diante)

"11. Vírus Igreja Universal: seus programas param a cada 5 minutos para pedir dinheiro. 

"12. Vírus Nike: Just does it. 

"13. Vírus Congressista #2: roda todos os programas do seu disco rígido, mas não permite ao usuário ter controle sobre nenhum deles.... 

"14. Vírus Star Trek: invade seu sistema em lugares onde nenhum outro vírus jamais esteve.

"15. Vírus Plano de Saúde: testa seu sistema por dois dias seguidos, não acha nada de errado e ainda manda uma fatura de R$ 450,00.

"16. Vírus César Maia: refaz tudo o que existe em seu computador, mas de uma forma mais bonitinha... 

"17. Vírus Polícia Militar de São Paulo: mata tudo que tem em seu computador, mas em legítima defesa.

"18. Vírus Xitãozinho e Xororó: seu sistema de som fica muito agudo e chato...."

O editor registra ainda outros vírus importantes, que merecem fazer parte da relação, como o Vírus Magda, também conhecido como Loraburra, que anula a ação dos outros vírus, e ainda corrige os bugs que existirem nos programas do seu computador; o Vírus FMI, que aplica um altíssimo fator de compressão a todos os arquivos do disco rígido e na vez seguinte faz nova compressão desses dados; e o Vírus Telefonia, que programa mudanças nos códigos de forma aleatória e impede qualquer comunicação com o sistema do micro.