Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9904dcdr.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 27/4/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 09:17:52
CD com listas e mapas digitais RJ/SP será lançado em 5/1999 

Produto, gratuito, contém cerca de 700 mil telefones e endereços comerciais

Aproximadamente 700 mil telefones e endereços comerciais do Rio de Janeiro de São Paulo poderão ser facilmente localizados através das “Listas Interativas com Mapas Digitais”, um programa desenvolvido em CD-ROM que estará disponível a partir de maio de 1999 com distribuição gratuita para pessoas físicas e jurídicas residentes nas respectivas cidades, pelos patrocinadores. Além de permitir a pesquisa de empresas e profissionais por ramo de atividade, o CD permite consultas de endereços com mapas digitais, possibilitando ainda a impressão de mapas de localização. 

A tecnologia de mapas digitais utilizada permite que num mesmo CD estejam as informações referentes aos mapas do Rio de Janeiro e São Paulo, associadas e completamente integradas aos bancos de dados de telefones comerciais destas cidades.

O programa foi desenvolvido pela empresa Mídia Digital, de Curitiba, onde foi lançado em 1996 e já se encontra na quarta edição, com cerca de 200 mil exemplares já distribuídos. Com o sucesso das duas primeiras edições, em julho de 96 e abril de 97, com 20 mil e 25 mil exemplares, respectivamente, a edição de março de 98 atingiu 55 mil exemplares, e a atualização de 11/1998 chegou a 105 mil exemplares.

No Rio de Janeiro, o CD-ROM será encartado gratuitamente em um jornal, tanto para assinantes como venda avulsa, com tiragem de 170 mil exemplares. Além disso, a Mídia Digital está credenciando pontos de distribuição do CD no Rio de Janeiro, viabilizando assim a distribuição gratuita de outros 30 mil exemplares ao longo de 1999, com 10 a 20 pontos estrategicamente situados na cidade. Em São Paulo, a previsão inicial é distribuir 300 mil exemplares, mas ainda depende de mais uma cota de patrocínio, ainda não consolidada. 

Internet – Em breve, os usuários de computadores que possuem acesso à Internet poderão consultar as Listas Interativas e  localizar endereços nos mapas digitais de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. O site estréia em 5/1999 e já está em testes. "O acesso pela Internet é importante não apenas para os usuários da própria cidade, mas também para pessoas de qualquer parte do país (ou exterior) que pretendem visitar a cidade e querem saber os endereços das empresas ou pessoas de seu interesse”, explica Guilherme Gomide, diretor de mercadologia e produtos da Mídia Digital.

Atualmente, cerca de 10% dos assinantes das Listas Interativas do Paraná (que incluem Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu) são de outras cidades e estados do Brasil, segundo Gomide. Os usuários das “Listas Interativas” podem se tornar assinantes do programa, mediante uma ficha cadastral enviada pelo correio ou internet, passando a receber gratuitamente atualizações periódicas do banco de dados.

Opções de pesquisa – O produto permite múltiplas possibilidades de consultas: além de localizar o número de telefone e endereço, mostra mapas digitais da cidade, que podem ser impressos, em escalas que variam conforme o zoom escolhido pelo usuário, com indicação da localização do endereço/telefone pesquisado. A pesquisa também pode ser feita por títulos, a partir de palavras-chaves por ramo de atividade ou produto desejado, apresentando listas de empresas ou profissionais afins, cujas informações podem ser detalhadas em telas específicas para cada empresa ou profissional cadastrado. Pressionando o botão “localizar endereço”, abre-se uma tela com o mapa contendo um ponto vermelho com a localização do endereço pesquisado.

Outras ferramentas úteis são o Guia de CEPs de todo o Brasil, incorporado no CD-ROM, e também o Guia de DDD e DDI. Também é possível a visualização de bairros específicos. Como o sistema é integrado, a pesquisa por títulos e produtos também pode ser feita de maneira específica, para cada bairro desejado, ou seja, oferecendo a possibilidade de se buscar um fornecedor no endereço mais próximo de quem está pesquisando.

Os recursos mínimos para rodar o programa são: processador Pentium de 100 MHZ, 16 MB de memória RAM, leitor de CD-ROM 4X, placa de som, resolução de vídeo de 640x480 com 256 cores.