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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 13/4/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:11:37
NOVA OPÇÃO
Comércio pela Internet é alternativa para desemprego 

Custo inicial é mínimo, e o mercado consumidor tem escala mundial

Roberto Fix Ventura (*)
Colaborador

Tornar-se proprietário do próprio negócio é o sonho de muita gente, inclusive de muitos que perderam seu emprego e estão tendo dificuldade em obter uma nova colocação profissional. A boa notícia é que tornar-se empresário está mais fácil do que nunca. Hoje é possível a criação de um estabelecimento comercial, onde a comercialização de produtos seja realizada apenas pela Internet, reduzindo o investimento inicial a até 5% do necessário para a criação de um similar nos moldes tradicionais.

Um negócio criado para operar unicamente através das chamadas lojas virtuais, o comércio eletrônico pela Internet traz grandes vantagens competitivas sobre um similar do mundo físico. A principal é a redução de custos e conseqüente redução dos preços ao consumidor. A venda pela Internet implica em uma redução do número de intermediários que há entre o fabricante e o consumidor final, reduzindo também o preço final e oferecendo produtos quase ao que se chama de preço de fábrica.

Além disso, o comerciante da Internet não precisa investir em pontos de venda privilegiados e caros em shopping-centers ou locais de grande movimento e pode selecionar para a sua sede comercial locais com baixo custo de aluguel, mão-de-obra e impostos. Há também uma sensível redução no custo da operação em si, já que atividades como vendas e cobrança são realizadas através da loja virtual, a um custo bem mais baixo do que se realizados por equipes de vendedores.

Giro – O capital de giro investido em estoque também é significativamente mais baixo do que em um negócio criado nos moldes tradicionais, já que os produtos não precisam estar fisicamente em exposição e, em muitos casos, podem ser encomendados em função dos pedidos recebidos. Esse fator aumenta em muitas vezes a quantidade e variedade de itens que podem ser oferecidos ao consumidor. 

Casos clássicos de empresas que operam unicamente pela Internet, como Amazon.com e CDNow, têm centenas de milhares de itens à disposição para seus clientes, mas não necessariamente possuem todos os itens em estoque.

A Internet não tem fronteiras e o novo empresário passa a ter acesso permanente e qualificado a um mercado que abrange todo o Brasil e o mundo. Já se calcula em 163 milhões o número de internautas ligados na rede, número esse que vem crescendo a taxas elevadas. Vale lembrar que o perfil desse público é altamente qualificado e com alto poder aquisitivo. No Brasil, três em cada cinco internautas têm rendimento acima de 20 salários mínimos e 19% acima de 50 salários.

As vendas pela Internet estão disponíveis para empresas de praticamente todos os setores, incluindo indústria, comércio, serviços e turismo. Não apenas empresas que vendem direto ao consumidor (conhecidas como business to consumer) podem vender pela rede. Empresas que vendem para outras empresas (business to business) também têm tido grande sucesso e representado uma grande parcela de todos os negócios gerados pela rede. Isso se explica pelo fato de hoje uma elevada percentagem das empresas já estar conectada à Internet.

O novo empresário deve estar ciente de que o sucesso do seu empreendimento dependerá de uma boa apresentação de seus produtos e comunicação com seus clientes, que acontecerão quase que exclusivamente através da rede. Para isso, não é necessário que ele seja especialista em Internet, mas é preciso que ele tenha uma parceria com uma empresa que conheça a linguagem da rede.

Com isso em mente, fica a pergunta: como montar um negócio de sucesso para a Internet? A forma mais adequada é procurar empresas especializadas em Comércio Eletrônico pela Internet. Já existem no mercado empresas que, além de criar todo o sistema de comércio eletrônico, desde o site da loja virtual até o sistema de pagamentos, fornecem assessoria específica para todo o planejamento, desde a conceituação do negócio, definição do mix de produtos, logística de estoque e entrega até o planejamento de comunicação e marketing direto.

(*) Roberto Fix Ventura é diretor da E-Fix, empresa sediada na capital paulista, que cria soluções integradas para o comércio via Internet.