Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9902ccar.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 16/2/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:08:08
INFO-MOMO
Carnaval ganha maior apoio das empresas de informática 

Transmissão pela Internet, patrocínio de blocos e CDs são as novidades deste ano

Desde domingo, até hoje (16/2/1999), a IBM está transmitindo o carnaval da Bahia pela Internet, a partir do camarote do afoxé Filhos de Gandhy, na Barra, das 19 às 4 horas. O destaque da transmissão é o desfile do afoxé, que está completando 50 anos e a cobertura pode ser acompanhada através da home-page do cantor Gilberto Gil, com quem fez parceria. A comunidade virtual StarMedia também participa das transmissões desde Salvador.

Neste ano, o carnaval soteropolitano tem características especiais que o destacam dos realizados no resto do Brasil, pois homenageia os 450 anos da cidade de Salvador, os 50 anos do afoxé Filhos de Gandhi (nesta quinta-feira, 18/2/1999) e os 25 anos do Ile-Aiyê, que é considerado o primeiro bloco afro da Bahia e surgiu em 1º de novembro de 1974. Na Internet, a página Carnaval em Salvador tem links para o site oficial do Carnaval-99 da Empresa Municipal de Turismo (Emtursa) e para a da cobertura on-line na Web desse carnaval.

Entre os avanços tecnológicos deste ano, há uma câmera instalada em posição estratégica mostrando imagens estáticas ao vivo do carnaval na capital baiana, 24 horas ao dia. Uma unidade móvel Internet da IBM está em ação em todos os circuitos da folia para exibir, na rede, videoclipes e fotos. Nesta segunda edição do projeto, centenas de internautas podem acessar a transmissão simultaneamente, dez vezes mais que no primeiro ano, e há interatividade ainda maior, com entrevistas de foliões.

Linguagem diferente –  Segundo o Gerente de Mídia da IBM Brasil, Cláudio Zibenberg, a qualidade de imagem é garantida por uma equipe de filmagem especializada em transmissão de Internet, que possui uma linguagem diferente da TV. "Pela primeira vez, é possível contar com uma direção de imagens direcionada para infra-estrutura de Internet e com imagens trabalhadas com maior qualidade de digitalização", cita.

Zibenberg  explica que, "com o Carnaval Virtual, a IBM procura mostrar que possui não só a alta tecnologia de Internet, mas que essa tecnologia pode ser utilizada para ampliar qualquer negócio, até mesmo o tradicional Afoxé Filhos de Gandhi".

Segundo ele, com o projeto, a empresa mostra também que a Internet é uma mídia que está presente no dia-a-dia dos brasileiros e que permite, através da interatividade, que qualquer internauta do mundo não só veja as cenas como também envie comentários através de e-mail. A IBM reeditou o projeto pelo sucesso alcançado na transmissão do carnaval da Bahia em 1998. No carnaval passado, a repercussão chegou até a países como Japão e Austrália.

Estrutura – Para a realização do projeto Carnaval Virtual, a IBM Brasil está enviando a Salvador uma equipe de doze profissionais. Cinco fazem parte da produção de vídeo, da Workvideo, divididas em duas equipes que estão filmando paralelamente. Outros quatro profissionais são especialistas em Internet e três são do grupo de comunicação.

Na transmissão, há um link dedicado de 128 k ligado a um roteador 2210 IBM fazendo uma rede IP com um Hub Ethernet 8224 IBM. Estão interligados a esta rede seis computadores, sendo um para a webcam, utilizada para a transmissão 24 horas. Os outros micros estão no Cybercafé do camarote Filhos de Gandhy, todos com acesso a Internet para navegação e criação de endereços eletrônicos e home-pages pessoais. Todos os recursos utilizados são de última geração.

A equipe da IBM está utilizando o Real Player Encoder para digitalização das imagens e posterior transmissão on-line através de um Netfinity modelo 3500,  Pentium II 400, com 256 MB de memória e dois discos de 9.1 GB. Para acessar as imagens da transmissão, o internauta precisa ter o RealVideo instalado em sua máquina, que pode ser baixado através de link do site de Gilberto Gil. Já a recepção das imagens que são transmitidas durante 24 horas, através de webcam, dispensa qualquer software.

É o Tchan! – Já a StarMedia é a patrocinadora oficial do bloco Bicho da Cara Preta, do grupo É o Tchan", no carnaval de Salvador. O nome StarMedia está presente no caminhão do bloco, nos abadás (fantasias usadas para acompanhar o desfile) e nos leques distribuídos ao público. A empresa também está presente no camarote de Gilberto Gil, com os computadores IBM conectados ao site da StarMedia para que os convidados possam navegar na Internet.

Este ano (1999), mais profissional do que nunca, o carnaval de Salvador movimenta mais de R$ 350 milhões em negócios e gera, apenas nos dez dias que englobam as festividades, cerca de 135 mil empregos temporários, tornando-se a maior festa de rua do mundo, ao envolver cerca de 2 milhões de pessoas, inclusive 500 mil turistas que garantem a ocupação total da rede hoteleira local. O resultado tem sido uma melhor programação visual em todos os blocos, mais organização, uma festa cada vez mais bonita e um atendimento melhor a todos os foliões.

Para Índio Brasileiro Guerra Neto, diretor geral da StarMedia no Brasil, "com menos de um ano de existência, a StarMedia já conseguiu se estabelecer como a comunidade nº 1 da Internet no Brasil, mas essa é nossa primeira ação efetiva no Nordeste. Estamos muito felizes por ela acontecer justamente no Carnaval que comemora os 450 anos de Salvador e, mais ainda, por associar o nome StarMedia a um grupo de sucesso como o É o Tchan!". 

Em seu site, a empresa tem uma área especial com tudo sobre o Carnaval 99, em dezenas de páginas constantemente atualizadas, permitindo ainda aos internautas votarem - com resultados em tempo real - nos favoritos para o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Há também imagens antigas e recentes do Carnaval e um guia de Salvador.

Veja mais:
Globo e RealNetworks apresentam a festa ao vivo pela Web